Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Reforço no combate ao Aedes aegypti

Campanha ‘10 Minutos Contra a Dengue’, idealizada pelo IOC, chega a Minas Gerais por meio de parceria com a Secretaria Estadual de Saúde

:: Mais informações sobre a campanha


A prevenção é uma das principais estratégias no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e do vírus Zika. Inspirada no conceito ‘10 minutos contra a dengue’, idealizado e desenvolvido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) lançou uma campanha de mobilização, controle e enfrentamento a estas doenças. Cerca de 80% dos criadouros do mosquito se encontram nas residências, por isso, a campanha estimula a população a investir dez minutos por semana para eliminar possíveis focos de reprodução do Aedes em suas casas. O objetivo da proposta é interromper o ciclo de vida do Aedes aegypti que, de ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias para se desenvolver. Uma ação semanal visa impedir que ovos, larvas e pupas cheguem à fase adulta, reduzindo a transmissão das doenças. “A preocupação que estava centrada na dengue, hoje se amplia no combate ao zika vírus e à febre chikungunya. Em um esforço que envolve gestores e pesquisadores, a parceria com o estado de Minas mostra que a contribuição da sociedade também é imprescindível para o enfrentamento do mosquito Aedes aegypti”, destacou Denise Valle, pesquisadora do Laboratório de Biologia Molecular de Flavivírus do IOC e uma das idealizadoras do projeto.

Sobre a iniciativa

Lançada em 2011, a estratégia foi desenvolvida por pesquisadores e profissionais de comunicação do IOC para incentivar a prevenção da dengue. De lá pra cá, foram firmadas parcerias com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ) que, em 2011, levou às ruas da cidade um projeto piloto para a aplicação da estratégia, aplicando o conceito nas comunidades do Chapéu Mangueira e Babilônia. A iniciativa foi desenvolvida no âmbito da Rede Pronex-Dengue, ‘Desenvolvimento e Avaliação de Novas Tecnologias e Estratégias de Vigilância no Controle da Dengue’, que conta com o apoio da Faperj e do CNPq. O projeto foi tema das campanhas oficiais de combate à dengue no Estado nos anos de 2011 e 2013. Atualmente, a ideia foi ampliada como medida de prevenção à febre chikungunya e ao Zika vírus.


Lucas Rocha
23/12/2015
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos