Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

De portas abertas para colaboração internacional

Estudantes da Kent State University, dos Estados Unidos, participam de capacitação em hanseníase no IOC

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) recebeu estudantes de graduação e pós-graduação da Kent State University, dos Estados Unidos, para um curso de curta duração, com foco em doenças tropicais negligenciadas. Acompanhados pelo diretor do Departamento de Ciências de Saúde Ambiental da universidade, Mark James, cerca de 14 alunos estrangeiros tiveram a oportunidade de conhecer o Laboratório de Hanseníase do IOC e o Ambulatório Souza Araújo, unidade assistencial que atende pacientes, atuando como referência nacional junto ao Ministério da Saúde. A iniciativa integra o termo de cooperação acadêmica estabelecido entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a instituição norte-americana, iniciado a partir de esforços do IOC em março de 2015.

Chefe do Laboratório, Milton Ozório Moraes contou que a programação incluiu aspectos clínicos, imunológicos, além da epidemiologia, vigilância e prevenção da hanseníase. “Os alunos tiveram experiências que foram desde a pesquisa científica realizada no laboratório ao atendimento ambulatorial, passando por toda a parte de assistência: atendimento, diagnóstico e tratamento”, disse.

Milton adiantou ainda que a expectativa é de que os estudantes da Fiocruz também participem do intercâmbio nos Estados Unidos. “Identificamos a possibilidade de capacitação dos nossos alunos na Kent University em uma especialidade médica pouco comum em nosso país, que investiga lesões causadas nos pés, que frequentemente acomete pacientes com hanseníase”, destacou. Para ele, é essencial que os estudantes interajam com profissionais e estudantes de outros países. “A partir de visões diversas sobre um determinado tema, é possível ampliar a capacidade de avaliação e de entendimento, além de contribuir para a formação de redes de pesquisa”, acrescentou.

Além do IOC, a agenda dos estudantes incluiu atividades no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (ENSP/Fiocruz), Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Programa Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa-Brasil) e Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia).

Reportagem: Cristiane Albuquerque
31/05/2016
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação/Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos