Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Participe: Curso internacional sobre doenças transmitidas por vetores

Pesquisadores nacionais e internacionais abordam, até o dia 23/09, as realizações científicas e os desafios que ainda permeiam as ações de controle. As inscrições permanecem abertas

Confira a programação atualizada

Cerca de 1 milhão de pessoas morrem todos os anos vítimas de doenças transmitidas por vetores. Malária, dengue, doença de Chagas, febre amarela são algumas destas enfermidades que afetam, principalmente, países de clima tropical – como, por exemplo, o Brasil. Para falar sobre as realizações científicas direcionadas à questão e discutir os desafios que ainda permeiam as ações de controle dos vetores, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realizará, no período de 05 a 23 de setembro de 2016, o Curso Internacional ‘Achievements and challenges for controlling vector-borne diseases in a changing world’. As aulas acontecem no auditório do Pavilhão Leônidas Deane, localizado no campus da Fiocruz, em Manguinhos (Av. Brasil, 4365 – Manguinhos, Rio de Janeiro/RJ). O curso conta com o financiamento do programa 'Escola de Altos Estudos' da Capes. Os interessados em participar podem se inscrever aqui.

Para o coordenador da Pós-graduação em Biologia Parasitária e pesquisador do Laboratório de Mosquitos Transmissores de Hematozoários do Instituto, Rafael Freitas, organizar uma atividade desta envergadura é, ao mesmo tempo, empolgante e complexo. “Para termos êxito é preciso levar em consideração abordagens multidisciplinares no estudo de vários agravos, para que no final tenhamos um curso inovador e que possa impactar na formação qualificada de nossos alunos de pós-graduação”, comentou. A inciativa representa o esforço conjunto dos seis Programas Stricto sensu do Instituto.

O pesquisador destaca, ainda, que os coordenadores das Pós-graduações do IOC acreditam na capacidade do curso de gerar formação discente qualificada. “A maneira como a atividade foi estruturada permite aos nossos estudantes a possibilidade de estabelecer eventuais colaborações com os participantes”, disse.

Dividida entre os módulos de ‘Ecologia e evolução de doenças infecciosas’; ‘Transgênese e paratransgeneses’; e ‘Wolbachia e microbioma como ferramentas de controle inovadoras’, a iniciativa conta com a participação de especialistas de renomadas instituições, como Instituto Pasteur (França), Universidade de Melbourne (Austrália), Universidade do Texas Medical Branch – UTMB (EUA), Universidade de Edimburgo (Escócia), entre outras.

Em 01/08/2016 - atualizado em 05/09/2016
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos