Publicada em: 02/08/2016 às 07:00
Arquivo de notícias


Auxílio no combate a doenças negligenciadas
Jornalismo

Projeto voltado ao aprimoramento da triagem de fármacos contra esquistossomose é selecionado em chamada internacional

Um projeto desenvolvido pelo Laboratório de Bioquímica Experimental e Computacional de Fármacos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que visa potencializar o desenvolvimento de fármacos para combater a esquistossomose, foi contemplado no edital da Medicines for Malaria Venture (MMV), organização composta por cientistas, médicos e especialistas de saúde pública dos principais institutos do mundo. Voltado para o desenvolvimento de medicamentos para doenças negligenciadas, a partir do uso de um conjunto de moléculas ativas, reunidas pela MMV em um pacote intitulado de Pathogen Box, o edital beneficiou sete cientistas, que receberão financiamento de 50 mil dólares.

“Este incentivo auxiliará na identificação de novos compostos esquistossomicidas, além de transformá-los em candidatos promissores para futuros medicamentos. Este é um reconhecimento importante, a nível internacional. Significa que nosso grupo está no caminho certo para progredir na descoberta de fármacos no Brasil”, afirmou Floriano Paes, chefe do Laboratório do IOC.

Além do prêmio, a Medicines for Malaria Venture realizou um workshop que reuniu pesquisadores de vários institutos do mundo para debaterem sobre produção de fármacos para doenças negligenciadas. O evento foi realizado em Maurício, um conjunto de ilhas africanas localizadas perto de Madagascar, entre 18 e 22 de julho.

Em 02/08/2016
Reportagem: Max Gomes
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)


-- 2012 --