Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Didática acessível, participantes ativos

Em sua terceira edição, workshop ‘Tópicos Avançados em Proteômica’ abordou de forma simples e abrangente a análise bioinformática de dados de proteômica, por meio da utilização de softwares atuais e de livre acesso

Iniciativa voltada a pós-graduandos, pesquisadores e profissionais que necessitam de ferramentas proteômicas para a realização de seus projetos de pesquisa, o workshop ‘Tópicos Avançados em Proteômica: Hands-on Proteomics-Bioinformatics Course’ reuniu cerca de 70 participantes em sua terceira edição. Promovido pelo Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a capacitação contou com a presença dos cientistas Jacek Wisniewski, membro do grupo de proteômica do Instituto Max Planck de Bioquímica (Alemanha), Fabrício Marchini, especialista em Proteômica do Instituto Carlos Chagas (Fiocruz-Paraná), Carolina Carnielli, do LNBio (Campinas-SP) e Gabriel Padrón, pesquisador-visitante do IOC.

De acordo com Patrícia Cuervo, pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Leishmaniose do IOC e uma das organizadoras do evento, a programação foi voltada para o aprendizado mais detalhado de distintos softwares que facilitam a identificação, análise estatística e interpretação funcional de dados de proteômica. “Foi muito satisfatório ver que os alunos conseguiram participar e compreender as dicas dos especialistas sobre o desenho experimental futuro”, comentou. Além disso, os participantes também puderam aprender sobre as funcionalidades do ‘Proteomic Ruler’, método utilizado para a quantificação absoluta de proteínas a partir de dados de espectrometria de massas. “Muitos estudantes com projetos em andamento ou dados consolidados puderam aprender com os tutoriais e, desta forma, ter uma visão ampla de como aproveitar melhor seus dados e obter deles um significado biológico relevante para as perguntas de suas pesquisas, a partir desta ferramenta”, disse a pesquisadora.

Gutemberg Brito/IOC/Fiocruz

O evento reuniu cerca de 70 participantes e contou com a presença de renomados cientistas


Para a pós-doutoranda do Laboratório de Biologia Molecular de Parasitos e Vetores do IOC, Andrea Martins da Silva, ter participado do workshop proporcionou um avanço significativo na análise dos dados de seu projeto de pesquisa sobre caracterização do secretoma de células embrionárias de Lutzomyia longipalpis. “Meu objeto de estudo envolve ferramentas de análise proteômica, e as informações abordadas no curso casaram perfeitamente com o que eu precisava”, destacou, chamando atenção para a qualidade didática das aulas. “Tinham participantes com titulações diversas, que, na minha observação, conseguiram entender com facilidade o que estava sendo discutido graças à maneira simples e direta dos palestrantes”, parabenizou.

O workshop, realizado no mês de julho, foi encerrado com uma discussão dos projetos de estudo dos participantes. “Os alunos puderam compartilhar com os especialistas suas dúvidas sobre desenhos experimentais, métodos de análise e resultados, proporcionando uma troca de experiência enriquecedora para todos”, finalizou Patrícia.

03/08/2016
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos