Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Incentivo financeiro para o combate à Zika

Chamada Pública voltada para projetos de pesquisa sobre o vírus Zika contempla trabalhos desenvolvidos por pesquisadores do IOC

Quatro projetos desenvolvidos por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) foram contemplados pela Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT 01/2016 – Zika, iniciativa da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) com o objetivo de oferecer apoio financeiro a projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico direcionados para o combate do vírus da Zika. Estudos sobre a transmissão através de diferentes fluidos corporais, sobre o desenvolvimento de modelos experimentais para avaliação do efeito da infecção e futuros testes de vacinas, e sobre a interação do patógeno com os mosquitos vetores foram os temas das propostas do IOC submetidas e selecionadas pela Financiadora. Ao todo, os trabalhos contemplados receberão cerca de um R$ 1 milhão. Confira a lista completa de projetos que receberão o apoio financeiro.

De acordo com o diretor do IOC e coordenador geral dos projetos apresentados pelo Instituto, Wilson Savino, o edital contribui para o desenvolvimento de pesquisas sobre o vírus Zika tanto quanto propicia a capacitação de recursos humanos, a melhoria de infraestrutura e a promoção da inovação. “Não temos dúvida de que, tendo em vista o papel estratégico desta Chamada, a liberação dos recursos certamente irá acelerar o desenvolvimento científico-tecnológico brasileiro sobre o conhecimento relativo ao vírus Zika”, comentou.

Lançada em março deste ano, a Chamada Pública prevê apoio financeiro para despesas correntes (materiais de consumo, softwares, instalação, recuperação e manutenção de equipamentos, passagens, diárias e despesas de patenteamento) e de capital (equipamento, material permanente e material bibliográfico, pequenas obras, instalações civis e reformas necessárias ao desenvolvimento do projeto de pesquisa); além de bolsas de estudo, item que o Instituto chegou a ser contemplado com R$ 50 mil.

Projetos do IOC que foram contemplados:

:: Transmissão do vírus Zika através de diferentes fluidos corporais ::
Flávia Barreto e Ana Maria Bispo – Laboratório de Flavivírus

:: Desenvolvimento de modelos experimentais em camundongos e estudos in vitro para avaliação do efeito da infecção com o vírus Zika e futuros testes de vacinas ::
Ada Maria de Barcelos Alves – Laboratório de Biotecnologia e Fisiologia de Infecções Virais

:: Biologia do vírus Zika e obtenção de protótipo vacinal por genética reversa ::
Myrna Cristina Bonaldo – Laboratório de Biologia Molecular de Flavivírus

:: Interação do vírus Zika com mosquitos vetores ::
Ricardo Lourenço de Oliveira – Laboratório de Mosquitos Transmissores de Hematozoários

Em 01/09/2016
Autorizada a reprodução sem fins lucrativos desde que citada a fonte (Comunicação/Instituto Oswaldo Cruz).

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos