Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

A ciência no universo escolar

Estudantes de escolas públicas do ensino médio trocaram a sala de aula tradicional por encontro com pesquisadores no IOC

Você sabe o que é sequenciamento de genoma, microbiomas e metagenômica? No último dia 4 de outubro, durante o evento ‘Um dia com genômica no ensino médio’, alunos de seis escolas estaduais do Rio de Janeiro tiveram a oportunidade de aprender sobre o tema e ficar por dentro de importantes pesquisas da área. Promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a atividade deu início à nova fase do Programa ‘IOC+Escolas’, criado em 2015, que busca incentivar e despertar a curiosidade científica dos estudantes e contribuir para a divulgação da ciência.

Foto: Peter Ilicciev

Seis escolas estaduais do Rio de Janeiro tiveram a oportunidade de aprender sobre o tema e ficar por dentro de importantes pesquisas da área


“Este novo momento traz o universo escolar para o ambiente do IOC, contribuindo para o avanço da divulgação científica no país, uma vez que a interação da academia será com importantes multiplicadores de saberes, os jovens”, destacou Elisa Cupolillo, vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação do Instituto. “Foi um dia muito gratificante. Perceber o interesse deles pelas palestras e pôsteres apresentados, nos deixa com a sensação de dever cumprido”, completou Alberto Dávila, chefe do Laboratório de Biologia Computacional e Sistemas e organizador da iniciativa.

‘O evento complementou a teoria dada em sala de aula’

Para os alunos, a atividade serviu como um complemento do conteúdo dado em sala de aula. “Tenho interesse em seguir alguma carreira na área das ciências biológicas, e por isso decidi participar. O conhecimento adquirido aqui, não somente complementa, mas ajuda a fixar o que já foi aprendido”, ressaltou Maria Beatriz Campos, aluna do Colégio Estadual Chico Anysio, localizado no bairro do Andaraí, zona norte do Rio.

IOC/Fiocruz

Alunos dos colégios estaduais Chico Anysio e Alfredo Neves avaliaram a atividade como um complemento do conteúdo dado em sala de aula


Já para Elias Dias, estudante do Colégio Estadual Alfredo Neves, do município de Nova Iguaçu – RJ, participar do encontro ajudou a nortear sua escolha para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Achei o tema interessante. Ainda não sei ao certo a carreira que vou seguir. Mas depois de hoje, áreas ligadas à biologia e medicina são fortes candidatas”, brincou.

Na visão de Ana Maria Martins, professora de biologia no colégio Alfredo Neves, trazer os alunos para o Instituto Oswaldo Cruz representa algo que vai além da ampliação e fixação de conhecimento. “Participar de um evento na Fiocruz aproxima os jovens da produção científica realizada na instituição, desperta a curiosidade e o interesse deles por este universo. Quem sabe o estudante que hoje está aqui, amanhã não se transforme em um grande cientista?”, ponderou.

O Programa

Em pouco mais de um ano, o ‘IOC+Escolas’ já alcançou mais de 240 estudantes de cinco instituições públicas de ensino fundamental e médio da cidade do Rio, com aulas que vão desde doenças transmitidas por insetos a produção de medicamentos e vacinas, passando por hepatites virais e sistema imunológico. “Pesquisadores e estudantes de pós-graduação Stricto sensu do IOC interessados em dividir o conhecimento sobre ciência com jovens podem participar da iniciativa”, enfatizou a vice-diretora do IOC.

Kadu Cayres
06/10/2016
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos