Publicada em: 16/12/2016 às 09:24
Arquivo de notícias


Rede internacional ZIKAlliance inicia atividades
Jornalismo

Fiocruz integra consórcio de 52 instituições de 18 países. Encontro em São Paulo traçou objetivos da parceria e linhas de trabalho para os próximos três anos

Reunindo 52 instituições de 18 países, o consórcio multinacional e multidisciplinar de pesquisa ZIKAlliance deu início às suas atividades com uma reunião nos dias 04 e 05 de dezembro. No encontro realizado em São Paulo, os pesquisadores traçaram planos para os próximos três anos, estabelecendo os principais objetivos e as linhas de pesquisa a serem contemplados. Coordenada pelo Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da França (Inserm, na sigla em francês), a rede foi criada a partir da chamada do fundo de investimento em pesquisas Horizon 2020, da Direção Geral de Pesquisa e Inovação da Comissão Europeia. Integrante do consórcio, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foi representada na reunião de lançamento pelo diretor do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Wilson Savino, que integra o Gabinete Fiocruz de Enfrentamento à Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN/Fiocruz).

Foto: Divulgação

Pesquisadores discutiram planejamento para os próximos três anos

Nos próximos três anos, a prioridade da rede será conectar amplas pesquisas epidemiológicas multicêntricas com estudos de ciência básica, considerando três objetivos principais: compreender o impacto da infecção pelo vírus Zika durante a gravidez e identificar efeitos a curto e médio prazo sobre recém-nascidos; rastrear e documentar a história natural da infecção em seres humanos e seu ambiente no contexto de outros arbovírus circulantes; e construir capacidade global de pesquisa em preparação para futuras ameaças epidêmicas na América Latina e no Caribe. Com relação ao último objetivo, o grupo deve colaborar com duas outras redes internacionais de pesquisa financiadas pela Comissão Europeia para enfrentamento do vírus Zika: a ZIKAction e a ZikaPLAN.

Ao todo, nove linhas de trabalho foram estabelecidas. As investigações devem contemplar aspectos variados, incluindo desde estudos em ciência básica e modelos animais até pesquisas clínicas, com foco no diagnóstico e impacto social da doença na comunidade. Áreas-chave para colaborações com as redes ZikACTION e ZikaPLAN também foram identificadas durante o encontro. Entre os temas principais foram apontados harmonização de protocolos de estudo, compartilhamento de dados, formação de uma rede de preparação comum, governança e comunicação.

O trabalho da rede ZIKAlliance é apoiado pelo programa de pesquisa e inovação Horizonte 2020 da União Europeia sob o acordo de financiamento n.º 734548.

Reportagem: Maíra Menezes
Edição: Raquel Aguiar
16/12/2016
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)


-- 2012 --