Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Prêmio Capes de Tese é entregue em Brasília

Pesquisa sobre terapia para doença de Chagas crônica desenvolvida no Programa de Biologia Celular e Molecular do IOC ganhou menção honrosa

Doutora pelo Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Isabela Resende Pereira recebeu em Brasília, nesta quarta-feira, 14/12, a menção honrosa do Prêmio Capes de Tese 2016, na área de Ciências Biológicas II. Intitulada ‘Regulação da resposta imune como alvo de intervenção terapêutica na cardiomiopatia chagásica crônica experimental’, a pesquisa reconhecida apresentou propostas de tratamento para os problemas cardíacos causados pela doença de Chagas crônica, incluindo uma vacina terapêutica. A orientadora do trabalho, Joseli Lannes, chefe do Laboratório de Biologia das Interações, e a coordenadora do Programa de Biologia Celular e Molecular, Leila Mendonça Lima, compareceram à premiação. Saiba mais sobre o estudo.

A cerimônia de premiação contou com a presença do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abilio Baeta Neves; da secretária-executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Castro; e do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mário Neto Borges. Os autores das 48 teses premiadas em diferentes áreas do conhecimento e dos 88 estudos reconhecidos com menções honrosas foram convidados para o evento.

Foto: Arquivo pessoal

Leila, Isabela e Joseli comemoraram a menção honrosa, que representa o segundo reconhecimento consecutivo de um trabalho da pós-graduação em Biologia Celular e Molecular no Prêmio Capes de Tese

O resultado do Prêmio Capes de Tese 2016 foi divulgado em 10 de outubro. Ao todo, 774 teses de doutorado defendidas em 2015 em 90 instituições de ensino superior foram inscritas na edição 2016 do Prêmio Capes de Tese. A seleção dos vencedores foi feita por comissões formadas por membros da comunidade científica em cada uma das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes. Os critérios para o reconhecimento incluem originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social, de inovação e valor agregado ao sistema educacional.

Reportagem: Maíra Menezes
Edição: Raquel Aguiar e Vinícius Ferreira
16/12/2016
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos