Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Oportunidade para profissionais que atuam no controle de vetores

Primeira turma do novo mestrado profissional sobre o tema abrirá inscrições em maio deste ano. O início das aulas está previsto para o segundo semestre

O curso de Mestrado Profissional Stricto sensu em Vigilância e Controle de Vetores de Doenças do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), aprovado recentemente pela coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), abrirá inscrições para a primeira turma em maio deste ano. Segundo Fernando Genta, pesquisador do Laboratório de Bioquímica, Fisiologia e Imunologia de Insetos do IOC e coordenador da iniciativa, serão oferecidas 20 vagas para graduados em veterinária, biologia, biomedicina e áreas afins interessados em ampliar o leque de conhecimento no controle e vigilância de insetos, moluscos e carrapatos. “A abertura das inscrições está prevista para maio, com o processo seletivo acontecendo ao longo dos meses de junho e julho. As aulas começarão no início do segundo semestre”, adiantou.

O curso já inicia suas atividades com conceito 3 na avaliação da Capes. O coordenador chamou atenção para a relevância dessa pontuação logo na estreia. “Geralmente, os cursos de Mestrado Profissional Stricto sensu começam com conceito 1 ou 2, e nós iniciamos com três. Isso mostra que tivemos uma excelente avaliação em todos os quesitos”, comentou.

‘Metodologia de trabalho científico’, ‘Taxonomia clássica’, ‘Ecologia da transmissão’, ‘Biologia de vetores e interação com patógenos’, ‘Sistemática molecular’, ‘Diagnóstico parasitológico e microbiológico’, ‘Vigilância entomológica e malacológica’ e ‘Controle de vetores I e II’ são as nove disciplinas que comporão a grade curricular do novo curso. Cada uma terá carga horária de 40h. “Com este formato, esperamos estabelecer uma boa ponte com agentes e gestores das secretarias estaduais de saúde, buscando auxiliar na solução de problemas e no desenvolvimento de produtos que contribuam para o controle de vetores locais”, declarou o coordenador.

Assim como nos outros Programas de Pós-graduação do Instituto, as inscrições para o novo curso serão realizadas online, por meio da Plataforma SIGA, no prazo preestabelecido pela Chamada de Seleção Pública.

Reportagem: Kadu Cayres
Edição: Raquel Aguiar
23/01/2017
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos