Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Inscrições prorrogadas para Simpósio Avançado de Virologia Hermann Schatzmayr

Com prazo estendido, estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorandos podem submeter trabalhos até 26 de abril

Os prazos para inscrição e submissão de resumos para o ‘IV Simpósio Avançado de Virologia Hermann Schatzmayr’ foram prorrogados até quarta-feira, 26 de abril. Para se inscrever, é preciso preencher o formulário online, disponível no site do evento. Todas as inscrições serão confirmadas automaticamente, mesmo para aqueles que receberem a mensagem de que seus nomes foram inseridos na 'lista de espera'. Estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorandos interessados em apresentar trabalhos no Simpósio devem enviar os resumos para o email viroses@ioc.fiocruz.br. A atividade é promovida pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), com apoio da presidência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Editora Fiocruz, dos Programas de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular, em Medicina Tropical e em Biologia Parasitária do IOC, da Prefeitura de Campo Novo do Parecis, no Mato Grosso, e das Sociedades Brasileiras de Medicina Tropical, Virologia, Infectologia e Mastozoologia.

Com foco na apresentação e discussão de resultados de pesquisas desenvolvidas na área da virologia no âmbito da pós-graduação, o Simpósio conta com algumas novidades este ano. Uma delas é a oportunidade de participação de pós-doutorandos, além de estudantes de mestrado e doutorado, com estudos em andamento e com resultados ou concluídos nos últimos 12 meses. “Nosso objetivo é valorizar a produção científica da pós-graduação, reunindo estudantes que realizam trabalhos na área de virologia e oferecendo um espaço para discussão de resultados, com a participação de pesquisadores seniores”, ressalta a pesquisadora Elba Lemos, chefe do Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses do IOC e uma das organizadoras do evento. Segundo ela, a duração da atividade vem sendo ampliada anualmente em resposta à grande demanda. “Este ano, teremos dois dias e meio de programação e contaremos com a participação de professores de universidades do Mato Grosso, além de pesquisadores de diversas instituições do Rio de Janeiro na moderação das sessões e no comitê científico”, comemora. Na sexta-feira, 12/05, as atividades da parte da manhã serão integradas à programação do Centro de Estudos do IOC.

Maior destaque para pôsteres
Entre os estudos submetidos para o Simpósio, 24 serão selecionados para as quatro sessões de apresentação oral, nas quais os autores terão 15 minutos para expor seus resultados. O melhor trabalho de cada sessão será premiado. Pela primeira vez, os projetos aceitos para a sessão de pôsteres também poderão ser divulgados em sessões de apresentação oral resumida, com único slide e cinco minutos para exposição. “O objetivo é que os estudantes destaquem os principais pontos das suas pesquisas para que os interessados possam procurá-los e aprofundar as discussões durante as sessões de pôsteres”, explica Elba. Todos os estudos apresentados no evento serão publicados em uma edição especial do periódico ‘Virus Reviews and Research’.

No primeiro dia da atividade, após a mesa de abertura, haverá uma mesa redonda sobre temas atuais da virologia. O infectologista Rivaldo Venâncio, pesquisador da Fiocruz, vai abordar a situação atual das arboviroses no Brasil. Já o pesquisador Fábio Gouveia, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), discutirá a divulgação da ciência na mídia. O evento também contará com a participação de índios Paresí, do Mato Grosso, parceiros em pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses do IOC. A apresentação do grupo indígena será precedida pela fala do escritor Alexandre Rolim, vencedor do 'II Prêmio MT de Literatura' pelo livro 'Tikare: Alma-de-Gato', romance escrito após um período de vivências e pesquisas junto aos índios Paresí, em Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis, entre 2008 e 2015.

Orientações para submissão de resumos
Para submeter um trabalho, é preciso estar inscrito no Simpósio e ter um projeto de mestrado, doutorado ou pós-doutorado na área da virologia em fase de desenvolvimento e com resultados ou concluído nos últimos doze meses. O resumo em inglês deve ser enviado para o email viroses@ioc.fiocruz.br. O texto deve ter, no máximo, 1.500 caracteres (na contagem sem espaços), em um único parágrafo, com espaçamento simples e fonte Times New Roman de tamanho 12. O conteúdo deve trazer breve introdução, materiais e métodos, discussão dos resultados e conclusão. Além do nome e email do autor, devem constar os nomes dos orientadores, dos coautores e da instituição onde o trabalho está sendo realizado. O texto não deverá conter citações bibliográficas, nem lista de referências bibliográficas. Notas de rodapé e abreviações não definidas não devem ser utilizadas no resumo. Acesse aqui o modelo de resumo.

Abaixo, confira a programação do evento.

IV Simpósio Avançado de Virologia Hermann Schatzmayr

Quarta, 10/05/2017

14h - Entrega do material

14h30 - Abertura
Cristina Guilam, representante da vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz
Elisa Cupollilo, vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação do IOC/Fiocruz
Edson Elias, pesquisador do IOC e representante da Revista da Sociedade Brasileira de Virologia

15h - Mesa redonda: a virologia em foco
:: Situação atual das arboviroses no Brasil na visão de um infectologista
Rivaldo Venâncio, Fiocruz e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
:: A ciência na mídia: comunicação viral
Fábio Gouveia, Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz)

16h - Apresentação do Grupo Indígena de Mato Grosso
Participação do escritor Alexandre Rolim, autor do livro 'Tikare: Alma-de-Gato'

Quinta, 11/05/2017

9h - Apresentação de pôster em um slide (5 minutos por aluno)

9h30 - Apresentação do Grupo 1 (6 apresentações orais)
Moderadores:
Martha Mutis, IOC/Fiocruz
Marina Atanaka, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Paulo Basta, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz)

12h30 - Intervalo para almoço e visitação aos pôsteres

14h - Apresentação de pôster em um slide (5 minutos por aluno)

14h30 - Apresentação do Grupo 2 (6 apresentações orais)
Moderadores:
Leila Mendonça, IOC/Fiocruz
Sílvia Baeta, Universidade Federal Fluminense (UFF)
Rodrigo Calda Menezes, Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz)

Sexta, 12/05/2017

9h - Apresentação de pôster em um slide (5 minutos por aluno)*

9h30 - Apresentação do Grupo 3 (6 apresentações orais)*
Moderadores:
Rafael Freitas, IOC/Fiocruz
Ronaldo Mohana, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Rita Cubel, UFF

*Atividades integradas ao Centro de Estudos do IOC

12h30 - Intervalo para almoço e visitação aos pôsteres

14h - Apresentação de pôster em um slide (5 minutos por aluno)

14h30 - Apresentação do Grupo 4 (6 apresentações orais)
Moderadores:
Ernesto Caffarena, IOC/Fiocruz
Marcelo Alves Pinto, IOC/Fiocruz
Luciana Jesus da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

17h - Encerramento e premiação

Reportagem: Maíra Menezes
Edição: Vinícius Ferreira
22/03/2017 - Atualizado em 24/04/2017
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos