Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Fiocruz celebra os novos diretores de Unidades

Em cerimônia, pesquisador José Paulo Gagliardi Leite, do IOC, e outros 15 diretores eleitos para o período 2017-2021 foram apresentados à comunidade da Fundação

A manhã do dia 29 de maio foi marcada pela cerimônia de apresentação dos novos diretores das dezesseis Unidades técnico-científicas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O pesquisador José Paulo Gagliardi Leite, que sucede Wilson Savino na gestão do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), tomou posse juntamente com os demais primeiros colocados nas eleições referentes ao período 2017-2021. A cerimônia foi promovida na Tenda da Ciência Virgínia Schall, no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro, e contou com a apresentação do Coral Flor do Mangue.

A presidente da Fundação, Nísia Trindade Lima, destacou que o momento marca a reconfiguração do Conselho Deliberativo da instituição, assim como das diretorias de Unidades técnico-científica que compõem a Fiocruz. “Agradeço aos membros do CD Fiocruz que até o momento ajudaram a definir os rumos desta instituição. Ao novo conjunto de conselheiros, ressalto a necessidade de fortalecimento da Fundação como instituição estratégica de estado para a saúde da população brasileira e a importância de se ter uma gestão democrática”, declarou a presidente, ressaltando que 2017 foi eleito o Ano Oswaldo Cruz em memória aos cem anos de morte do cientista. “Se pensarmos em todo o legado que Oswaldo Cruz deixou para a saúde pública, um dos mais importantes foi a construção de uma instituição que dá continuidade ao seu trabalho há 117 anos”, completou.

Foto: Gutemberg Brito

A cerimônia de apresentação dos novos diretores foi promovida na Tenda da Ciência Virgínia Schall

O papel de representar os novos diretores coube à Valdiléa Gonçalves Veloso dos Santos, diretora eleita do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz). Em seu discurso, ela agradeceu aos antigos dirigentes pelo trabalho realizado e reforçou, para os novos diretores, a relevância de uma gestão democrática. “Nossa democracia não pode se encerrar aqui, nesta cerimônia de posse. Ela precisa ser ampliada para o dia a dia das Unidades por meio de uma gestão inclusiva”, disse aos colegas.

Para o ex-diretor do IOC (2013-2017), Wilson Savino, apesar de todos os contratempos e da restrição orçamentária vivenciada durante sua gestão, a sensação que fica é a de dever cumprido. “Entrego a direção do Instituto com a certeza de que realizamos feitos significativos para o IOC e para toda a Fiocruz, mesmo com toda a dificuldade financeira”, salientou.

Dentre as primeiras ações à frente do Instituto, o diretor empossado José Paulo Gagliardi Leite adiantou que vai valorizar o relacionamento com as pessoas. “Conversar com as pessoas e ouvir o que elas têm a dizer é a nossa prioridade no momento”, disse.

Além da presidente, a mesa de abertura foi composta pelo chefe de Gabinete da Presidência, Valcler Rangel; a diretora do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc), Justa Helena Braga Franco; e a representante da Associação de Pós-Graduandos (APG) da Fiocruz, a estudante Ana Clara Tupam Newlands.

Diretores das Unidades técnico-científicas e de apoio da Fundação Oswaldo Cruz (2017-2021)

Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – Anakeila de Barros Stauffer

Instituto Carlos Chagas – Bruno Dallagiovanna

Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos – Carla de Freitas Campos

Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira – Fabio Bastos Russomano

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – Hermano Albuquerque de Castro

Instituto de Tecnologia em Fármacos – Jorge Souza Mendonça

Instituto Oswaldo Cruz – José Paulo Gagliardi Leite

Instituto Gonçalo Moniz – Marilda de Souza Gonçalves

Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos – Maurício Zuma Medeiros

Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde – Octavio Augusto França Presgrave

Casa de Oswaldo Cruz – Paulo Roberto Elian dos Santos

Instituto de Informação e Comunicação Científica e Tecnológica em Saúde – Rodrigo Murtinho de Martinez Torres

Instituto Leônidas e Maria Deane – Sérgio Luiz Bessa Luz

Instituto Aggeu Magalhães – Sinval Pinto Brandão Filho

Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas – Valdiléa Gonçalves Veloso dos Santos

Instituto René Rachou – Zélia Maria Profeta da Luz

Reportagem: Kadu Cayres
30/05/2017
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos