Publicada em: 07/06/2017 às 13:01
Arquivo de notícias


Saúde e ambiente em alerta
Jornalismo

Preservação da natureza e combate ao Aedes aegypti foram alvos de iniciativa de conscientização realizada pelo IOC em parceria com grupos de escoteiros no Rio de Janeiro

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realizou, em parceria com escoteiros, iniciativa de conscientização sobre a importância da preservação da natureza e da biodiversidade e do combate ao mosquito Aedes aegypti. Pesquisadores e estudantes do IOC e membros dos grupos de escoteiro ‘Padre Vermin’ e ‘Baden Powell’, participaram da ação realizada no dia 03 de junho. As atividades aconteceram nas sedes dos grupos, no Tanque e na Barra da Tijuca, e em estações do sistema de transporte coletivo BRT, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Divulgação

Pesquisadores e estudantes do IOC, e escoteiros de diferentes idades participaram da conscientização sobre importantes temas em saúde, no dia 03 de junho, no Rio de Janeiro


Evitar a proliferação do Aedes aegypti é o mote da campanha ‘10 Minutos Contra o Aedes’, que propõe o monitoramento semanal do ambiente doméstico em busca de potenciais criadouros do mosquito, como calhas, bandejas de geladeira e ar condicionado, ralos, vasos e objetos deixados em quintais. A iniciativa foi um dos alvos da campanha realizada pelos jovens escoteiros, coordenada pelo técnico em saúde pública do Laboratório de Doenças Parasitárias do IOC, Wagner Lança Passos, com a participação da estudante de iniciação científica do mesmo Laboratório, Gabrielle Ferreira da Silva. Munido de materiais informativos, o grupo de 70 pessoas percorreu as estações do BRT do Largo do Tanque, da Taquara e de Curicica, na Zona Oeste, para alertar a população sobre atitudes que contribuem para o combate ao mosquito transmissor da dengue, Zika e chikungunya. O material difundido foi disponibilizado pelo IOC, pelo Núcleo Operacional Sentinela de Mosquitos Vetores da Fundação Oswaldo Cruz (Nosmove/Fiocruz) e pela Secretaria Municipal de Saúde (Coordenação de Saúde da Barra da Tijuca – CAP4).

Também foram realizadas atividades de conscientização na sede do 75º Grupo Escoteiro do Ar Baden Powell, na Pedra de Itaúna, com a participação de cerca de 400 escoteiros, familiares e amigos, e na sede do grupo escoteiro Padre Vermin, com o plantio de árvores e a presença de 110 participantes.

Reportagem: Lucas Rocha
Edição: Raquel Aguiar
07/06/2017
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)


-- 2012 --