Publicada em: 29/06/2017 às 11:00
Arquivo de notícias


Estímulo à pesquisa no Norte do país
Jornalismo

Parceria entre IOC e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre para a formação de novos pesquisadores celebra a defesa da primeira tese de doutorado fruto da cooperação

Cinco anos atrás, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) firmava os primeiros laços com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), com o objetivo de impulsionar o cenário acadêmico institucional na Região Norte do Brasil. Agora, o Programa IOC-Ifac de Doutoramento em Ciência, Tecnologia e Educação na Amazônia colhe seus primeiros frutos. Estudante de doutorado do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ensino de Biociências e Saúde do IOC, Josina Pontes Ribeiro apresentou a primeira tese elaborada no âmbito da cooperação, no dia 19 de junho, no auditório do Pavilhão Arthur Neiva, em Manguinhos, no Rio de Janeiro. Intitulado ‘Agentes de combate às endemias no Acre: das histórias de vida à formação profissional’, o trabalho foi orientado pela pesquisadora Tania Araújo-Jorge, chefe do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos do IOC. A previsão é de que mais 18 estudantes defendam suas teses até o final do ano.

“O momento marca uma nova fase da cooperação entre as duas instituições. Este é apenas o primeiro de muitos trabalhos de doutorado que estão em fase finalização, cumprindo o objetivo principal do convênio que é reforçar a pesquisa científica no Acre e na Região Norte do país, correspondendo a uma demanda de regionalização das oportunidades de formação em nível de pós-graduação”, destacou Marcelo Alves Pinto, vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação do IOC. A parceria IOC-Ifac estimula a formação de pesquisadores em diferentes áreas do conhecimento. Atualmente, são desenvolvidos projetos nos programas de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde, Biodiversidade e Saúde, Biologia Parasitária, Biologia Celular e Molecular, e Biologia Computacional e Sistemas.

A primeira tese defendida no âmbito da cooperação aborda o processo de construção do curso ‘Atualização em Saúde e Segurança do Trabalho para Agentes de Combate às Endemias (ACE)’. O estudo descreve as atividades de trabalho dos agentes de endemias e apresenta a proposta de um curso e tecnologias sociais educativas que visam otimizar o processo de ensino. O trabalho foi desenvolvido a partir de diálogos com os trabalhadores e representantes de instituições locais. A banca examinadora contou com a participação dos pesquisadores Cecília Minayo, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), Isabela Cabral de Souza, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), e Alexandre Maia do Bonfim, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).


Reportagem: Lucas Rocha
Edição: Raquel Aguiar
29/06/2017
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)


-- 2012 --