Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Legado de Oswaldo Cruz é tema de conferência

Aspectos da trajetória como sanitarista e das contribuições do pesquisador para a ciência brasileira foram lembrados em evento na Academia Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro

Com a regularidade que requer um chá servido às cinco horas da tarde, toda quinta-feira, neste mesmo horário, os membros da Academia Nacional de Medicina (ANM) se reúnem para discutir assuntos relevantes para a saúde, pesquisa e ciência brasileiras. A sessão ordinária do dia 03/08 lembrou o legado e as contribuições do cientista e sanitarista Oswaldo Cruz. O encontrou contou com a participação do presidente da ANM, Jorge Alberto Costa e Silva, do chefe do Laboratório de Pesquisa em Malária do IOC, Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, e do ex-presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha.

O pesquisador do IOC destacou a importância das ações pioneiras de Oswaldo, patrono do IOC e da Fiocruz, para a ciência. “Ler e estudar a vida de Oswaldo Cruz funciona como um combustível para a renovação e o reforço na crença nas virtudes humanas e em valores éticos e de dedicação incansável à saúde de uma população ainda mais desmuniciada de assistência e direitos básicos. Seu compromisso com a formação de novos profissionais na medicina experimental que emergiu com os seus trabalhos é inspirador tal qual poesia pura”, ressaltou Cláudio. O pesquisador lembrou o empenho de Oswaldo Cruz no saneamento das cidades e na luta contra flagelos infecciosos (transmitidos por vetores ou contagiosos) em um período marcado pela descrença em micróbios. “Ler o repertório de qualidades que escreveram sobre Oswaldo personalidades como Ezequiel Dias, Carlos Chagas, Ruy Barbosa e René Laclette, entre outros, me deu certeza de que os relatos eram sinceros e reais e que nem o mais fraterno e leal dos amigos de qualquer um dos cientistas dos dias atuais ousaria elogiá-lo tão sem reservas e enfaticamente”, concluiu Cláudio.

Academia Nacional de Medicina

"Ler e estudar a vida de Oswaldo Cruz funciona como um combustível para a renovação e o reforço na crença nas virtudes humanas e em valores éticos", destacou Cláudio Ribeiro, pesquisador do IOC e membro da ANM


O legado do cientista também é tema de duas exposições realizadas no contexto do ‘Ano Oswaldo Cruz: ciência e saúde no projeto nacional’, uma iniciativa da Fiocruz. Promovida pelo IOC, a exposição ‘Oswaldo Inspira: 100 Anos sem Oswaldo Cruz (1872 - 1917)’ chega à cidade de Petrópolis, onde Oswaldo Cruz foi prefeito, e pode ser visitada até o dia 21/08, na Câmara Municipal – Palácio Amarelo (Praça Visconde de Mauá, 89 – Centro). Já a mostra ‘Oswaldo Cruz: ciência e saúde no projeto nacional’, realizada pela Fiocruz, ocupa, até o dia 16/08, o corredor de acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. Em ambas, a entrada é gratuita.

Reportagem: Lucas Rocha e Raquel Aguiar
10/08/2017
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos