Publicada em: 04/10/2017 às 12:54
Arquivo de notícias


Biossegurança em diferentes aplicações práticas
Jornalismo

Convênio entre o IOC e a Universidade Federal Fluminense promoveu atividades dedicadas aos temas da nutrição e da pesquisa com animais

Princípios de biossegurança foram tema de dois eventos realizados no âmbito do convênio entre o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). Os encontros abordaram o assunto a partir da perspectiva da nutrição e da experimentação animal em pesquisa.

Divulgação

Aspectos básicos das boas práticas de biossegurança voltadas para o tema da nutrição foram tema de curso


No ‘III Curso Básico de Biossegurança com ênfase em Nutrição’, realizado entre os dias 27 e 29 de setembro, na Faculdade de Nutrição da UFF, em Niterói, técnicos administrativos, alunos de graduação e pós-graduação, e docentes da área discutiram aspectos básicos das boas práticas de biossegurança. Foram abordados temas como classificação de risco, agente de risco etiológico, resíduos biológicos, equipamentos de proteção individual e coletiva, infraestrutura e condutas laborais. O pesquisador Flávio Rocha da Silva, do Laboratório de Bioquímica Experimental e Computacional de Fármacos do IOC, participou da comissão organizadora do encontro. Especialista no tema, Maria Eveline de Castro Pereira, do Laboratório de Patologia do IOC, apresentou conceitos gerais sobre o assunto.

Divulgação

Transparência, legislação, gestão e comissões de ética em pesquisa com animais foram alguns dos aspectos discutidos durante o simpósio


Já o ‘I Simpósio UFF de Experimentação Animal’, que aconteceu no dia 05/10, no Instituto Biomédico da UFF, também em Niterói, chamou a atenção para a necessidade de sensibilização de profissionais da área para o desenvolvimento de métodos alternativos ao uso de animais em atividades científicas. Mais de 100 pessoas, entre profissionais e estudantes envolvidos com ensino e pesquisa nas áreas biológica e biomédica, participaram das atividades. Especialistas de diversas Unidades da Fiocruz, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e da UFF discutiram questões como transparência, gestão e comissões de ética em experimentação animal. O encontro contou com a participação do pesquisador Flávio Rocha da Silva, e do veterinário Carlos Alberto Müller, do Instituto, que apresentou conceitos da legislação vigente sobre o tema. Além do apoio do IOC, o evento contou com a colaboração do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), dos Institutos Biomédico e de Biologia da UFF, e do Núcleo de Animais de Laboratório da Universidade.

Reportagem: Lucas Rocha
05/10/2017
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)


-- 2012 --