Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Segurança para o trabalho em laboratório

Em workshop, fruto do convênio entre IOC e Universidade Federal Fluminense, especialistas destacaram a importância de conceitos de biossegurança para as atividades de pesquisa

Entre os meses de março e agosto de 2017, pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) coordenaram visitas técnicas a mais de 200 laboratórios da UFF com o objetivo de verificar a aplicação dos conceitos de biossegurança nos espaços. Os resultados da vistoria foram discutidos no ‘II Workshop Técnico de Biossegurança’, realizado no dia 27 de novembro, no Instituto de Geociências da UFF, em Niterói, por meio do convênio entre as duas instituições. Participaram do encontro cerca de 40 pessoas, entre professores, pesquisadores, diretores de unidades e coordenadores das comissões de biossegurança da Universidade.

Divulgação

Especialistas discutiram a aplicação prática dos conceitos de biossegurança em workshop realizado no Instituto de Geociências da UFF, em Niterói


As visitas técnicas foram coordenadas pelo pesquisador Flávio Rocha da Silva, do Laboratório de Bioquímica Experimental e Computacional de Fármacos do IOC, e pelo professor Saulo Cabral Bourguignon, coordenador da Comissão de Biossegurança da UFF. Ao todo, 247 laboratórios de 15 unidades da UFF foram vistoriados, o que resultou na elaboração de relatórios encaminhados às comissões de biossegurança. Segundo Flávio, o encontro teve como objetivo discutir ações necessárias para melhorar as condições de trabalho de laboratórios, consultórios e unidades prestadoras de serviço em saúde da Universidade. “Abordamos os principais aspectos em relação à biossegurança ressaltados durante a realização das visitas técnicas. Em seguida, representantes das unidades tiveram a oportunidade de apresentar as ações implementadas na busca por melhorias dos espaços e em resposta ao parecer recebido após as visitas”, explicou Flávio.

O encontro também marcou o planejamento de ações do grupo para 2018. Entre as principais propostas estão a realização de mais uma edição do ‘Simpósio de Sensibilização em Biossegurança’ e de simpósios regionais nos campi da UFF de Volta Redonda e Nova Friburgo.

Reportagem: Lucas Rocha
30/11/2017
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos