Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Uma abertura de peso

Ano Acadêmico do IOC teve início com apresentações de estudantes que se destacaram em 2017, conquistando prêmios e reconhecimentos pela qualidade dos trabalhos desenvolvidos

O Ano Acadêmico do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) foi marcado por uma abertura especial em 2018. Estudantes do IOC que se destacaram no ano passado pela qualidade dos trabalhos desenvolvidos durante o curso de Doutorado nos Programas de Pós-graduação do Instituto, conquistando o Prêmio IOC de Teses Alexandre Peixoto, concedido aos discentes indicados ao Prêmio Capes de Teses e ao Prêmio Capes-Interfarma de Inovação e Pesquisa, as duas maiores premiações da Pós-graduação do país, puderam apresentar aos novos alunos e a estudantes de mestrados as pesquisas que lhes renderam renomados prêmios. A atividade, que aconteceu nesta sexta-feira (09/03), foi integrada ao Centro de Estudos do IOC.

Quatro dos sete alunos que conquistaram o Prêmio IOC de Teses apresentaram seus projetos, além de uma estudante que apresentou por meio de vídeo enviado aos organizadores. Foram eles: Juliana Novo Borges, formada pela Pós-graduação em Biodiversidade e Saúde; a recém-doutora Tatiana Almeida Pádua, da Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular; Raphael Tavares da Silva, do curso de doutorado em Pós-graduação em Biologia Computacional e Sistemas; Monica Losada Barragan, da Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular, e Ana Paula Diório, da Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Por motivo de agenda, os demais estudantes não puderam comparecer ao evento. O trabalho de Raphael foi contemplado com o Prêmio Capes na categoria Interdisciplinar. Os demais discentes não puderam comparecer por motivo de agenda. Saiba mais sobre os projetos desenvolvidos pelos sete estudantes. Clique aqui.

A mesa de abertura contou com a presença do diretor e vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação do IOC, José Paulo Gagliardi Leite e Marcelo Alves Pinto; da coordenadora geral de Pós-graduação da Fiocruz, Cristina Guilam; do representante discente do IOC, Ícaro Rodrigues dos Santos; e da representante discente da Associação de Pós-graduação da Fiocruz, Mayara de Mattos.

Gutemberg Brito

Diretoria do IOC, coordenadora geral da Pós-graduação da Fiocruz e representantes discentes do Instituto e da Fiocruz: todos uníssonos em seus votos de boas vindas

Em sua fala, José Paulo relembrou a origem do prêmio do IOC, saudando a todos os companheiros do pesquisador Alexandre Peixoto, que faleceu precocemente em 2013 após um acidente. "Uma mente brilhante", sintetizou o diretor, puxando uma emocionante salva de palmas em homenagem a Peixoto e a Tirza Barbosa Dias, que faleceu nesta quarta-feira (08/03). Tirza desempenhou importante papel no antigo Departamento de Biologia do IOC, onde atuou por quase duas décadas, de novembro de 1986 a maio de 2006. A impossibilidade de avanço nacional e institucional sem a devida valorização da pesquisa e do ensino também foi destaque na fala de Leite. "Precisamos ficar atentos a essas duas áreas para conseguirmos desenvolver uma política institucional que fortaleça toda a Fiocruz, incluindo as Unidades e a Presidência. Somente assim será possível lutar de maneira forte contra interesses políticos que vão na contramão do avanço da instituição", disse. "Nossas ações são transversais e impactam diretamente todas as camadas da população. Nossos alunos são capazes de produzir ciência básica e aplicada, e isso não pode ser perdido", enfatizou.

O incentivo a acolhida aos novos alunos foi central na fala de Alves Pinto. O vice-diretor aproveitou a ocasião para parabenizar a todos os envolvidos na ótima avaliação da Capes conquistada pelo Ensino do IOC em 2017 – na ocasião, os seis programas que participaram da análise referente ao período 2013-2016 tiveram suas notas elevadas ou mantidas com pontuação máxima. “Convido a todos para que venhamos a somar esforços nessa nova avaliação, que tem duração de quatro anos”, salientou. “Aproveito para ressaltar importantes melhorias no Ensino, mesmo em meio ao contingenciamento de gastos dos últimos anos, como a aquisição definitiva dos módulos de expansão do ensino, que será concluída em breve e a reformulação da estrutura de algumas salas de aula para a implementação do Ensino a Distância e de teleconferências”, comemorou. “Vocês, alunos, são de suma importância para a saúde pública do nosso país”, concluiu.

Guilam, por sua vez, enfatizou que cada instigação de cada aluno propicia o crescimento e desenvolvimento de todos ao seu redor. “Estamos trabalhando para ampliar o intercâmbio de estudantes de Programas de outros países. Isso é bom tanto para os alunos brasileiros, quanto para os estrangeiros, como para os pesquisadores. Que esse ano letivo seja produtivo, apesar das dificuldades enfrentadas pelas áreas da Ciência e da Tecnologia”, destacou.

Gutemberg Brito

Novos e antigos alunos, coordenadores de Programas de Pós, pesquisadores e equipe da Secretaria Acadêmica reunidos para prestigiar a abertura do Ano Acadêmico do IOC

As notas de excelência obtidas pelos Programas do IOC também foi realçadas por Ícaro. “É dever do aluno manter a qualidade do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição. Precisamos nos manter ativos e lutar para a contínua melhoria do ensino do IOC”, salientou. "Todos nós somos importantes, a excelência é fruto de uma construção constante". Já Mayara parabenizou todos os estudantes, em especial os premiados. “O caminho de construção de uma tese não é fácil, mas é gratificante ver o resultado. A Pós-graduação fortalece os laboratórios de pesquisa públicos”, enalteceu. “Esse ano será marcado por eleições de representação discente tanto na APG Fiocruz quanto no IOC. Esperamos por um ano marcado por lutas em defesa do SUS, da ciência e da democracia”, complementou.


09/03/2018
Reportagem: Vinicius Ferreira
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos