Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

AO VIVO: atividades celebram os 118 anos do Instituto

As comemorações nesta sexta-feira (25/05) contam com palestras sobre o novo marco legal de CT&I, exibição de crônica audiovisual sobre o centenário do Castelo da Fiocruz e lançamento oficial do documentário ‘Rey, ciência em defesa da vida’, a partir das 9h

:: PARA ASSISTIR AO VIVO, CLIQUE AQUI
Em caso de problemas na transmissão, acesse o Manual de Webconferência


No dia 25 de maio, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) completa 118 anos de contribuições à Ciência e à Saúde do país. Para comemorar a data, estão programadas atividades ao longo de todo o mês de maio. Além de atividades exclusivas para a comunidade interna, há opções abertas à participação do público, de forma gratuita e sem necessidade de inscrições prévias. Acompanhe, a seguir, a programação aberta ao público, programada no Auditório Emmanuel Dias (Pavilhão Artur Neiva), localizado no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro - RJ (Av. Brasil, 4.365 - para acessar o mapa do campus, clique aqui) :

Dia 25/05 (sexta-feira)
Sessão do Centro de Estudos comemorativa dos 118 anos do IOC

9h

Centenário do Castelo de Manguinhos - Exibição de crônica audiovisual em curta metragem

Lançamento oficial do documentário ‘Rey, ciência em defesa da vida’ - Parceria entre IOC e Videosaúde (Icict/Fiocruz), o filme será disponibilizado em DVDs e plataformas digitais

10h

'O novo marco legal de CT&I em pauta'*

'Experiência do Centro de Tecnologia Mineral com a implementação da Política
de Inovação Tecnológica'
Andrea Rizzo – coordenadora de Inovação do CETEM/MCTIC

'Inovação tecnológica − desafios para o Brasil'
Ricardo Leal − diretor da Agência de Inovação da Universidade Federal Fluminense (UFF)
:: Por motivos de saúde, o procurador chefe do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Leopoldo Gomes Muraro, não poderá ministrar a palestra ‘O novo marco legal da Ciência, Tecnologia e Inovação’, previamente programada.

* Atividade do VI Encontro do IOC, iniciativa dedicada à reflexão coletiva sobre as atividades institucionais

Atividades anteriores

As atividades tiveram início com Centro de Estudos dedicado ao tema do marco legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, em 03/05 [confira aqui]. Já no dia 04/05, foi realizada sessão conjunta do Núcleo de Estudos Avançados e do Centro de Estudos dedicada ao tema 'O Brasil face à revolução da longevidade'. A palestra ficou a cargo de Alexandre Kalache, ex-diretor Programa de Envelhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Já no dia 22/05, a sessão do Núcleo de Estudos Avançados foi dedicada ao tema "Lei da Biodiversidade: uma lei necessária e equivocada", com a participação de Roberto Leher, reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Marcelo Morales, diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Paulo Andreas Buckup, Museu Nacional da UFRJ; Arion Tulio Aranda, Laboratório de Simulídios e Oncocercose do IOC/Fiocruz; e Maria de Lourdes Oliveira, Laboratório de Desenvolvimento Tecnológico em Virologia do IOC/Fiocruz.


03/05/2018 - Atualizado em 22/05/2018
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos