Publicada em: 11/06/2018 às 18:28
Arquivo de notícias


VI Encontro do IOC: inovação no planejamento estratégico e na gestão participativa
Jornalismo

Atividade abre oportunidade para contribuições de todos os profissionais e estudantes do Instituto

Planejar os rumos de uma instituição complexa, como é o caso do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), exige esforço permanente. Para dar conta de um planejamento estratégico que contemple a diversidade institucional – com um leque variado de ações em pesquisa, ensino, referência em saúde, coleções biológicas e editoração científica –, o exercício é de oxigenação dos métodos empregados. Com esse propósito, o processo de gestão participativa foi ampliado de forma inovadora com a realização da sexta edição do Encontro do IOC, que está em andamento ao longo de 2018 e 2019.

“Nossa proposta é inclusiva, com a participação de todos os profissionais e estudantes do IOC. Com isso, buscamos fortalecer ainda mais o compromisso do Instituto com o serviço público”, detalha o diretor do IOC, José Paulo Gagliardi Leite. A primeira etapa do VI Encontro do IOC foi iniciada em maio. No dia 26/05, nas dependências do Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro, um grupo de cerca de 120 pessoas com perfis representativos da diversidade institucional participou de um dia dedicado ao debate. Na cerimônia de abertura do evento, o comandante e reitor do IME, general Hildo Vieira Prado Filho, comentou a satisfação de acolher o evento. “Como sempre digo aos nossos alunos, o futuro é o nosso presente. E é exatamente isso que vocês estão fazendo aqui: planejando o futuro”, comentou o anfitrião.

A abertura das atividades contou com a palestra apresentada pelo presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Marcio de Miranda Santos. Ele abordou as áreas de atuação do Centro e apresentou as etapas do ciclo de inteligência tecnológica desenvolvido pela instituição. “No CGEE, elaboramos ações que servem de alicerce para a base de recursos humanos do país desenvolver suas atividades finalísticas”, declarou.

Foto: Gutemberg Brito

Primeira etapa do VI Encontro do IOC contou com a participação de cerca de 120 pessoas

O tema geral do VI Encontro – “Laboratórios, célula-mater do Instituto: alternativas em um cenário adverso” – não poderia ser mais atual. “Essa iniciativa reflete sobre a atuação institucional a partir do nosso compromisso com a ciência, tecnologia e inovação e com a saúde pública, porém considerando o cenário geral do país, no qual o Instituto está inserido”, completa o diretor. “Nossa expectativa é de que possamos ampliar radicalmente nossa capacidade de escuta institucional, assim como outras instituições já conseguiram com sucesso”, conclui.

Sobre a gestão participativa no IOC

O processo de gestão participativa no Instituto envolve fóruns de diferentes naturezas. O Conselho Deliberativo, instância máxima de decisão, se reúne periodicamente para a discussão e estabelecimento de condutas frente a temas relevantes para a instituição. A Diretoria é eleita a cada quatro anos, por meio do voto direto de servidores e estudantes. Já o conjunto de Câmaras Técnicas temáticas, de caráter consultivo, envolve mais de 80 pessoas.


11/06/2018
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)


-- 2012 --