Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Hoje: Doenças bacterianas e fúngicas são destaques de simpósio

Atividades do evento seguem nesta sexta-feira, 23 de novembro, na Fiocruz, no Rio de Janeiro

A IV edição do Simpósio em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Doenças Bacterianas e Fúngicas (SIMBAF 2018) discute a pesquisa básica e seu papel translacional nas principais morbidades e agravos causados por bactérias e fungos. O evento promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) será realizado nos dias 22 e 23 de novembro, no auditório do Museu da Vida, no campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro (Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, RJ). A programação, que inclui tópicos relevantes nas áreas de microbiologia médica e ambiental, destaca temas como biomarcadores, diagnóstico, virulência, interação patógeno-hospedeiro, resistência a antimicrobianos e tratamento, bem como o conceito de Saúde Única (One Health).

Com a participação de renomados pesquisadores nacionais e internacionais, as discussões apresentam uma visão global das potencialidades do desenvolvimento científico na área, que podem contribuir para o controle de doenças e melhorias na saúde coletiva. As atividades serão apresentadas em português e inglês. “O simpósio é uma grande oportunidade para a interação e troca de experiência entre cientistas brasileiros e estrangeiros com expertise em doenças bacterianas, micobacterianas e fúngicas. A multidisciplinaridade deste evento busca otimizar o potencial de produção de conhecimentos e inovação abrangendo agravos em saúde importantes no Brasil e altamente relevantes no estado do Rio de Janeiro, como a tuberculose, bem como contribuir para a formação de recursos humanos”, destacou a pesquisadora Maria Helena Saad, do Laboratório de Microbiologia Celular do IOC, presidente da Comissão Organizadora do Simpósio.

A realização do evento conta com o apoio da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas e dos Programas de Pós-graduação Stricto sensu do IOC. Confira aqui a programação. Para mais informações envie email para bacterianasefungicas@ioc.fiocruz.br.

Reportagem: Lucas Rocha
10/08/2018 - atualizado em 23/11/2018
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos