Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Com a palavra, os alunos

Premiação de teses e Jornada Jovens Talentos dão largada às atividades da Semana da Pós-graduação Stricto sensu do IOC

:: Acesse a cobertura especial da Semana de Pós-graduação

“Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo.” As frases do educador Paulo Freire ilustram a atmosfera da Semana da Pós-graduação Stricto sensu do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que teve início nesta terça-feira, 11/09. A iniciativa, que acontece até o dia 14/09, reúne três atividades: o 10º Fórum de Integração dos Alunos de Pós-graduação do IOC, a Jornada Jovens Talentos e o Prêmio Anual IOC de Teses Alexandre Peixoto 2018. Confira a programação completa da iniciativa, que é realizada no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ).

Durante a cerimônia de abertura, o diretor do IOC, José Paulo Gagliardi Leite, ressaltou a importância da participação dos estudantes de pós-graduação no desenvolvimento da pesquisa científica, principalmente, diante de emergências sanitárias relacionadas a doenças infectocontagiosas, como o sarampo. “Segundo um levantamento recente, cerca de 49% das pessoas que atuam no Instituto são estudantes, incluindo pós-graduação Stricto sensu, Lato sensu, cursos técnicos, dentre outras modalidades. Sem eles, não teríamos condições de desenvolver ciência de qualidade como temos feito”, destacou José Paulo. “O aluno é um fator estruturante dos nossos cursos. Não se trata de alguém que vem de fora, passa um tempo conosco e vai embora. Os alunos nos instigam, elaboram artigos e constroem a pesquisa de forma conjunta”, complementou a coordenadora geral de Pós-graduação da Fiocruz, Cristina Guilam, que representou o vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Manoel Barral Netto, na cerimônia.

Gutemberg Brito/IOC/Fiocruz

Semana da Pós-graduação Stricto sensu do IOC discute, até o dia 14/09, temas que tangenciam a situação acadêmica e política dos estudantes


O representante discente do IOC e membro da comissão organizadora, João Paulo Correia, apresentou os destaques da programação, que reúne temas que tangenciam a situação acadêmica e política dos estudantes. “Esse encontro potencializa a interação entre pós-graduandos, docentes e pesquisadores dos diversos Laboratórios do Instituto. É uma oportunidade ímpar que temos de conhecer as dificuldades enfrentadas por nossos colegas e parceiros e propor sugestões para melhorar o desenvolvimento do processo científico”, ressaltou. Já o vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação do IOC, Marcelo Alves Pinto, destacou a importância da discussão acerca de desafios enfrentados no contexto da pós-graduação no Instituto, incluindo a sustentabilidade dos cursos diante das restrições no financiamento a projetos de pesquisa e a necessidade de manutenção da qualidade dos programas. “O sistema público de ensino ciência e tecnologia está saturado de doutores? A parceria público-privada e o Novo Marco Legal de Ciência e Tecnologia podem garantir a sustentabilidade do binômio aluno-pesquisa? Como apresentar nossos doutores e pós-doutores ao mercado privado da pesquisa? Essas são algumas questões importantes que serão discutidas nesse encontro”, pontuou Marcelo.

Fique por dentro
As atividades da Semana da Pós-graduação do IOC acontecem a todo vapor. A programação desta terça-feira contou com a entrega do Prêmio Anual IOC de Teses Alexandre Peixoto 2018 e a exibição do curta metragem ‘De ciência e som: um memorial a Alexandre Peixoto’, produzido pelo Serviço de Jornalismo e Comunicação do IOC, em sessão extraordinária do Centro de Estudos do IOC [leia mais]. Na parte da tarde, estudantes de mestrado e doutorado tiveram a oportunidade de apresentar, na Jornada Jovens Talentos, o andamento e os resultados de seus projetos de pesquisa, por meio de apresentações orais e pôster. Os melhores trabalhos serão anunciados no encerramento da Semana da Pós-graduação, na sexta-feira (14/09).

Gutemberg Brito/IOC/Fiocruz

Estudantes de mestrado e doutorado compartilharam resultados de seus trabalhos durante a Jornada Jovens Talentos da Semana da Pós-graduação do IOC


Na segunda-feira, 10/09, foi realizado o II Encontro de egressos da Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde, evento satélite da Semana da Pós-graduação. Com o tema ‘Rumo aos 15 anos da PG-EBS – qual o nosso impacto na educação, a partir da atuação de nossos egressos?’, o evento reuniu cerca de 60 participantes, incluindo, além dos egressos, docentes e alunos de mestrado e doutorado do Programa. A atividade contou com palestras de especialistas da área, incluindo Marcelo Borba, coordenador da área de ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Sônia Cristina Vermelho, do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUTES/UFRJ); e Marcelo Borges Rocha, do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).

Reportagem: Lucas Rocha
Edição: Raquel Aguiar
11/09/2018
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos