Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Último dia: simpósio marca êxito de convênio entre IOC e Instituto Federal do Acre

Programa de Pós na Amazônia permitiu a formação de novos doutores para a região. Evento acontece até 19 de outubro, em Rio Branco, no Acre

:: Livro de resumos

:: Programação

Uma parceria capaz de impulsionar o cenário acadêmico institucional no Norte do país. Assim pode ser definido o convênio estabelecido entre o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC). Por meio de um termo de cooperação, instituído em 2013, foi criada uma turma especial de doutoramento no campo de Ciência, Tecnologia e Educação na Amazônia. A iniciativa possibilitou o aprimoramento da formação técnico-científica de 19 servidores do IFAC para o desenvolvimento de pesquisas biológicas, ambientais e sociais aplicáveis à Amazônia. Por meio do convênio, os profissionais tiveram a oportunidade de cursar o doutorado em programas de Pós-graduação Stricto sensu do IOC.

Para marcar o êxito do convênio, as duas instituições promovem o evento ‘Simpósio de Pós-graduação Stricto sensu IOC-IFAC: perspectivas integrativas na Amazônia’, que acontece entre os dias 17 e 19 de outubro, no campus do IFAC, em Rio Branco, no Acre. Além de apresentar os trabalhos desenvolvidos no contexto do convênio, a jornada científica interinstitucional tem como objetivo avançar em diálogos para o fortalecimento de atividades de Pesquisa e de Ensino e formação de novas redes, dando continuidade à reunião de esforços para formação de novos doutores e desenvolvimento de atividades científicas na região Norte.

“O convênio levou a esse importante território brasileiro cursos de Pós-graduação Stricto sensu com cinco modalidades de doutorado. Participaram os programas de Pós-Graduação do IOC em Ensino e Biociência em Saúde, Biologia Celular e Molecular, Biodiversidade e Saúde, Biologia Parasitária e Biologia Computacional e Sistemas. É muito gratificante presenciar a formação de novos doutores para o nosso país”, enaltece Marcelo Alves Pinto, vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação do IOC, acrescentando que o desenho do Programa IOC-IFAC foi iniciado ainda em 2012.

Os três dias de intensas atividades contarão com palestras sobre o papel dos doutores na Amazônia, as experiências da formação das Redes Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) e de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (BIONORTE), além das perspectivas de formação de redes de pesquisa em Ensino de Ciências e Saúde e em Biodiversidade. O encontro também discutirá os impactos do Novo Marco Legal de Ciência e Tecnologia sobre as atividades de pesquisa e ensino na Amazônia. O corpo técnico e acadêmico do IOC e do IFAC, pesquisadores e autoridades públicas estarão presentes no evento.

Reportagem: Vinicius Ferreira
Edição: Raquel Aguiar
04/10/2018 - Atualizado em 17/10/2018
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos