Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Ciência que vai além

Em iniciativas itinerantes, frutos de convênio entre IOC e Universidade Federal Fluminense, especialistas capacitam profissionais da saúde, docentes e estudantes sobre conceitos de biossegurança voltados à pesquisa científica

Promovido de forma itinerante pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) desde 2010, o ‘Fórum de Ciência e Saúde’ tem o objetivo de difundir informações sobre biossegurança e ciência, com foco em doenças negligenciadas, reemergentes e sociais em diversos municípios do estado do Rio de Janeiro. Entre os dias 06 e 08 de novembro, a região Noroeste do estado recebeu a primeira edição da iniciativa. O evento, realizado no campus da Universidade Federal Fluminense (UFF), na cidade de Santo Antônio de Pádua, capacitou mais de 100 profissionais, docentes e estudantes sobre temáticas relacionadas à saúde nos municípios, em especial, a doenças transmitidas por mosquitos e sífilis. Concomitantemente, foi realizado o quarto encontro do ‘Workshop sobre Biossegurança: biossegurança no ambiente de trabalho’, que destacou a importância de conceitos da temática para as atividades de pesquisa. “A adesão da comunidade científica e acadêmica de Pádua e adjacências foi excelente e demonstrou a importância de promover ações de capacitação em saúde nas localidades carentes do estado”, salientou Flávio Rocha da Silva, pesquisador do Laboratório de Bioquímica Experimental e Computacional de Fármacos do IOC e coordenador do convênio.

Divulgação

Na região Noroeste do estado, mais de 100 profissionais foram capacitados em questões relativas à saúde nos municípios


Outras iniciativas
Coordenado por Saulo Cabral Bourguignon, da Comissão de Biossegurança da UFF, juntamente com Rocha, o convênio também promoveu a realização da primeira edição do ‘Simpósio Internacional de Biossegurança’, realizado no último dia 25 de outubro. Abordando questões voltadas às atividades diárias de uma unidade hospitalar, o simpósio promoveu ações práticas e teóricas ministradas por especialistas em biossegurança e áreas afins, direcionadas à saúde, à pesquisa e ao ensino. Com mais de 270 participantes, a capacitação qualificou profissionais da área da saúde de diversos municípios, técnicos-administrativos, estudantes e docentes da UFF. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Rio das Ostras, no Rio de Janeiro.

Divulgação

A capacitação qualificou mais de 270 profissionais em aspectos relevantes para a biossegurança


Outra ação no âmbito do convênio entre IOC e UFF, a disciplina de Biossegurança, ofertada a mais de 40 alunos do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ciência e Biotecnologia da UFF, destacou aspectos voltados ao domínio de conceitos e práticas de biossegurança durante a execução de atividades de pesquisa. Os participantes foram instruídos sobre formas de prevenção a acidentes, assim como sobre doenças emergentes e avaliação de riscos, visando resguardar a saúde ao executar atividades. “É gratificante saber que as ações provenientes da parceria entre as duas instituições se tornaram um divisor de águas da biossegurança dentro da Universidade”, declarou Flávio Rocha, que ministrou aulas durante o curso. Recentemente, também foi finalizado o curso de extensão em Biossegurança na graduação em Farmácia da UFF, ministrado pela membro da Comissão Interna de Biossegurança do IOC, Maria de Castro.


Reportagem: Agatha Ariel
Edição: Vinicius Ferreira
Atualizada em: 14/11/2018
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos