Publicada em: 12/06/2019 às 10:00
Arquivo de notícias


Hoje: Ciclo Carlos Chagas de Palestras
Jornalismo

Terceiro encontro da 7ª edição do evento discute conquistas e desafios no contexto da doença de Chagas. Atividades integradas ao Centro de Estudos do IOC acontecem nesta quinta-feira, às 10h

:: Livro de resumos

Em alusão aos 110 anos da descoberta da doença de Chagas, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realiza uma edição especial do Ciclo Carlos Chagas de Palestras. A sétima edição do evento contará com atividades mensais associadas ao Centro de Estudos do IOC, entre abril e julho. No encontro desta quinta-feira, 13/06, será realizada a mesa-redonda 'Reflexões sobre 100+10 anos da descoberta da doença de Chagas: conquistas e desafios para a próxima década'.

A atividade contará com a participação do vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz, Rodrigo Correa de Oliveira, e dos pesquisadores Maria de Nazaré Soeiro, do Laboratório de Biologia Celular do IOC, Tania Araújo-Jorge, do Laboratório de Inovação em Terapias, Ensino e Bioprodutos do IOC, Andrea Silvestre, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), Marina Siqueira, da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF), e Sergio Sosa-Estani, da Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi, na sigla em inglês).

O encontro será mediado pela pesquisadora Joseli Lannes, do Laboratório de Biologia das Interações do IOC. O evento acontece às 10h, no auditório Emmanuel Dias, do Pavilhão Arthur Neiva, na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro (Av. Brasil, 4.365 – Manguinhos).

Encontros anteriores
Participam da organização as pesquisadoras Joseli Lannes, do Laboratório de Biologia das Interações do IOC, e Marli Lima, do Laboratório de Ecoepidemiologia da Doença de Chagas do IOC. Confira a programação. A primeira atividade, realizada no dia 12 de abril, contou com as palestras ‘Projeto Selênio - avanços científicos e retorno ao portador da doença de Chagas’, ministrada pela pesquisadora Tania Araújo-Jorge, do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos do IOC, e ‘Impactos do Programa de Exercícios Físicos na capacidade cardiopulmonar do portador da doença de Chagas’, apresentada pela pesquisadora Fernanda Sardinha, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz). O segundo encontro discutiu experiências do Brasil e Espanha no enfrentamento da doença de Chagas, além de estudos desenvolvidos por estudantes do IOC.

Reportagem: Lucas Rocha
Edição: Vinícius Ferreira
06/02/2019 - atualizado em 12/06/2019
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)


-- 2012 --