Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Pesquisadores integram comitê da Fiocruz para acompanhamento de projetos de vacinas para a Covid-19

Iniciativa irá avaliar documentos científicos, ensaios clínicos e o processo de incorporação tecnológica relacionado à produção dos imunizantes

A Presidência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) instalou o Comitê de Acompanhamento Técnico-Científico das Iniciativas Associadas a Vacinas para a Covid-19. Os objetivos do grupo incluem avaliar documentos técnicos científicos sobre o desenvolvimento tecnológico da vacina, os ensaios clínicos e o processo de incorporação tecnológica; avaliar a aquisição ou absorção de tecnologias de terceiros ou o desenvolvimento de colaborações ou parcerias para o desenvolvimento de tecnologias relacionadas ao combate ao Covid-19; e elaborar pareceres técnicos científicos, para subsidiar a Presidência da Fiocruz nestes temas.

A iniciativa conta com a participação dos pesquisadores do IOC, Marilda Siqueira e Wilson Savino, saiba mais abaixo. O comitê presidido pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, também é composto por Marco Aurelio Krieger, Akira Homma e Carlos Gadelha. Os representantes externos são Antonio Carlos Campos de Carvalho (UFRJ), Moises Goldbaum (USP) e Cristiana Toscano (UFG). A secretaria-executiva do Comitê ficará a cargo de Beatriz Fialho, do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz).

Pesquisadores do IOC no comitê
Chefe do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do IOC, Marilda Siqueira é virologista, atuando principalmente com vírus respiratórios, como sarampo, rubéola, influenza, coronavírus e vírus sincicial respiratório. Siqueira atua como Partnership Contribution Independent Technical Expert Mechanism da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é membro de vários Comitês e Grupos de Trabalhos do Ministério da Saúde. Também é membro do Scientific Steering Committee da Rede Gabriel da Fundação Merieux, do Task Force for Influenza Vaccine Roadmap da Universidade de Minesota/Fundação Gates e do Measles Rubella Elimination Regional Monitoring and RE-verification Commission/Opas. O Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do IOC atua como Referência Nacional para influenza junto ao Ministério da Saúde (MS) e Organização Mundial da Saúde (OMS), Referência Nacional para sarampo e rubéola pelo MS e Referência Regional para sarampo e rubéola da OMS, além de Referência Nacional para coronavírus junto ao MS e Referência em coronavírus da OMS para as Américas.

Wilson Savino é imunologista e coordenador de Estratégias de Integração Regional e Nacional da Fiocruz. Savino presidiu a Sociedade Brasileira de Imunologia, a Sociedade Brasileira de Biologia Celular e a Sociedade Internacional de Neuroimunomodulação. É doutor honoris causa pela Universidade Sorbonne (Paris) e Membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências. Compõe o International Scientific Board do Instituto Pasteur de Montevidéu, e é coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Neuroimunomodulação e da Rede Faperj de Pesquisa em Neuroinflamação.

Com informações da Agência Fiocruz de Notícias
22/07/2020
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos