Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Em busca da eliminação do sarampo

IOC ofereceu treinamento para especialistas do Ministério da Saúde, como parte das ações de enfrentamento da doença. Iniciativa foi realizada em parceria com a Coordenação-Geral de Laboratórios de Saúde Pública

Em 2020, enquanto o Brasil lutava contra um inimigo novo, o vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, um outro patógeno, velho conhecido do sistema de saúde, se alastrava pelo país. Casos de sarampo foram registrados em 21 estados. No entanto, 17 conseguiram interromper a cadeia de transmissão do vírus e quatro ainda mantêm o surto: Pará, Rio de Janeiro, São Paulo e Amapá.

Em mais uma frente de ação para fortalecer a vigilância laboratorial e frear novas infecções, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), por meio do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo, realizou, entre os dias 9 e 11 de março, capacitação de técnicos do Ministério da Saúde que atuarão diretamente em cada um dos 27 Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACEN’s) do país.

Gutemberg Brito

Treinamento teve como objetivo otimizar o diagnóstico do vírus do sarampo


“Nosso objetivo é que toda a rede esteja cada vez mais preparada para fornecer respostas rápidas e precisas diante de casos suspeitos de sarampo em qualquer parte do Brasil. Uma vez detectada a presença do vírus nas amostras, poderemos realizar o sequenciamento genético e entender se os casos são autóctones ou importados”, destacou Marilda Siqueira, chefe do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do IOC, que atua como referência nacional para a doença junto ao Ministério da saúde.

Após registrar casos de sarampo desde 2018, o país perdeu o certificado de eliminação da doença, conferido pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em 2016. “Esta capacitação fará que com que tenhamos profissionais preparados para ir até aos estados compartilhando conhecimento e proporcionando todo apoio necessário para os LACEN’s, fazendo com que o país alcance o indicador de vigilância laboratorial, contribuindo novamente para a conquista da certificação do país livre do sarampo”, complementou o coordenador-geral de Laboratórios de Saúde Pública do Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (CGLAB/DAEVS/SVS/MS), Eduardo Regis Melo Filizzola.

Para a consultora técnica da CGLAB/DAEVS, Rejane Valente Lima Dantas, que acompanhou de perto o treinamento, a parceria com a Fiocruz é fundamental para o embasamento técnico de todo o processo de eliminação da doença. “Desde novembro de 2020, estamos promovendo uma reestruturação da rede de laboratórios, com o aprimoramento do banco de dados sobre o agravo, realização de exames pendentes e envio de amostras para a Fiocruz para sequenciamento genético. A partir dessa capacitação, as técnicas estarão aptas para realizar análises situacionais dos LACEN’s e serem multiplicadoras do conhecimento, integrando as vigilâncias epidemiológica e laboratorial”, comentou a especialista.

Discussão sobre genótipos circulantes, planejamento de boletim informativo e definição de cronograma de visitas aos LACEN’s e do treinamento sorológico foram algumas das atividades desenvolvidas. “Essa capacitação vai permitir a otimização dos fluxos e dos processos que envolvem o enfrentamento do sarampo”, frisou a técnica das Doenças Exantemáticas da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, Cintia Paula Vieira Carrero.

O treinamento foi organizado pela Coordenação-Geral de Laboratórios de Saúde Pública, em parceria com o Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do IOC, com o apoio da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações.

Reportagem: Vinicius Ferreira
12/03/2021
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos