Publicada em: 21/09/2021 às 14:48
Arquivo de notícias


Discussões relevantes para a carreira científica
Jornalismo

Semana da Pós-graduação teve workshop sobre novas formas de comunicar a ciência, palestra sobre análises antidoping e debate de projetos dos estudantes

Temas importantes para a carreira dos estudantes foram debatidos por especialistas de diferentes áreas na edição 2021 da Semana da Pós-Graduação Stricto sensu do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), realizada entre 13 e 17 de setembro.

No terceiro dia do evento, um workshop com a doutora em Linguística pela Universidade de Campinas (Unicamp), Vivian Rio Stella, abordou novas formas de comunicar a ciência, especialmente no atual contexto digital.

Já no quarto dia, o Coordenador do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Henrique Marcelo Gualberto Pereira, discutiu a ciência por trás dos testes antidoping.

A programação contou ainda com grupos de debate, com participação de alunos e professores, que apresentaram contribuições para o aprimoramento dos projetos de pesquisa dos estudantes.

Devido à pandemia de Covid-19, a Semana da Pós-graduação foi realizada em formato online, utilizando uma plataforma gamificada para aproximar os participantes. Os principais momentos do evento podem ser assistidos no canal do IOC no Youtube.

A comunicação da ciência
No workshop “Novas linguagens para comunicar ciência”, Vivian Rio Stella destacou que a linguagem acadêmica possui um papel fundamental na ciência.

É por meio dela que os pesquisadores conseguem alcançar seus pares com publicações de artigos, discutir descobertas científicas em congressos e contribuir para o avanço das pesquisas. Porém, em um mundo cada vez mais conectado digitalmente, novas formas de comunicar ciência também se fazem necessárias.

Nesse contexto, a especialista apresentou técnicas que favorecem apresentações e dicas para a construção de perfis em plataformas sociais para a divulgação científica.

A mediação ficou a cargo da discente do Programa em Biologia Computacional e Sistemas, Aline Beatriz Mello Rodrigues

Assista a seguir:


Pesquisa científica contra o doping
Na palestra ‘A ciência por trás do antidoping’, Henrique Marcelo Gualberto Pereira apontou que a antidopagem é uma ciência nova e multidisciplinar.

Segundo ele, o campo tem como base áreas tradicionais de pesquisa, como química, farmacologia e toxicologia, e desenvolvimentos recentes da biologia molecular, ciências ômicas, estudos metabólicos, espectrometria de massa e hematologia.

A mesa foi mediada pela discente do Programa em Biologia Computacional e Sistemas, Raíssa Santos de Lima Rosa.

Confira abaixo:

Reportagem: Max Gomes e Maíra Menezes
Edição: Vinicius Ferreira
21/09/2021
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)


-- 2012 --