Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Plano IOC para mitigação de riscos associados à Covid-19

Com base no Plano de Convivência da Fiocruz (versão nº 4); na Portaria do Ministério da Saúde nº 913 de 22 de abril de 2022, que encerra oficialmente a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da covid-19, e na Instrução Normativa nº 36 de 5 de maio de 2022, que estabelece o retorno ao trabalho presencial dos servidores e empregados públicos dos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal a partir do dia 06 de junho de 2022, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) lança a versão nº 5 do Plano IOC Covid-19 | 2021-2022.

A nova versão conta com atualizações e alterações nos seguintes assuntos:

• Obrigatoriedade do uso de máscara de proteção respiratória em ambientes internos e em situações de aglomeração nos espaços do Instituto. O distanciamento físico deve ser mantido sempre que possível.

• Atualização sistemática do esquema vacinal, seguindo os critérios estabelecidos pelas autoridades de saúde.

• Recomendação de atualização sistemática do registro de comprovante vacinal no Sistema Coleta e de registro junto ao Nust/Fiocruz.

E reitera, ainda, algumas das orientações contidas na versão anterior:

• Retorno ao trabalho exclusivamente presencial de todos profissionais e estudantes a partir do 06 de junho, incluindo servidores considerados do grupo de risco.

• Recomendação da vacinação contra Covid-19, com o esquema completo, incluindo doses de reforço quando indicadas (Portaria No 26/2022 PR).

• Liberação de auditórios e salas de aula para atividades presenciais.

• Revogação da obrigatoriedade de assinatura do ‘Termo de Responsabilidade e Compromisso’, assim como do uso de etiquetas de acesso a espaços físicos do Instituto, vigentes em versões anteriores do Plano.

O documento destaca que, com o retorno das atividades presenciais do ensino, permanece estabelecido o protocolo para possível contenção de transmissão: mediante a confirmação de três casos positivos para Covid-19 em uma mesma turma, considerando-se alunos e docentes, a situação será avaliada pela instituição, que decidirá pela possível interrupção de atividades.

A nova versão reitera a informação de que profissionais e estudantes do IOC com sintomas de doença respiratória aguda ou que tenham sido contactantes diretos de casos confirmados de Covid-19 devem se afastar das atividades presenciais e realizar o teste.

Clique aqui e acesse o Plano IOC Covid-19 | 2021-2022 (versão nº 5).

Em 29/06/2022
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos