Publicada em: 09/07/2008 às 17:06
Arquivo de notícias


Faperj apóia grupos emergentes
Jornalismo

A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) anunciou no dia 3 de julho a lista de contemplados no edital Apoio a Grupos Emergentes de Pesquisa no Estado do RJ. Foram aprovados 101 projetos, que contarão com R$ 20 milhões.

O objetivo do edital é apoiar o desenvolvimento de atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação por grupos de pesquisa considerados emergentes, coordenador por doutores com até dez anos de formado.

A relação dos aprovados contempla um total de 19 instituições de pesquisa e ensino sediadas no estado. A Fiocruz teve seis projetos aprovados, sendo quatro do Instituto Oswaldo Cruz (IOC): Carlos Roberto Alves, do Laboratório de Biologia Molecular de Doenças Endêmicas do IOC, desenvolverá o projeto Atividade Imunológica da Região Cooh-Terminal da Cisteíno-Proteinae B de Leishmania (Leishmania); Marcelo Alves Pinto, do Laboratório de Desenvolvimento Tecnológico em Virologia, teve aprovado o projeto Desenvolvimento e Aplicação de Métodos para Detecção de Vírus Entéricos (Vírus da Hepatite E, Norovírus e Sapovírus) com Impacto na Suinocultura e no Meio Ambiente; Milton Ozório Moraes, do Laboratório de Hanseníase, pesquisará a Genética do Hospedeiro e do Mycobacterium Leprae no Desenvolvimento dos Fenótipos da Resposta Imune na Hanseníase; e Rosane Harter Griep, do Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde, coordenará o projeto Trabalho Noturno e sua Associação com Fatores de Risco para Doenças Cardiovasculares entre Enfermeiros.

Confira a lista dos contemplados no site da Faperj.


-- 2012 --