Publicada em: 18/09/2008 às 13:00
Arquivo de notícias


Estudos do IOC são premiados em simpósio sobre esquistossomose
Jornalismo

Estudos desenvolvidos no Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) foram premiados durante o 11º Simpósio Internacional sobre Esquistossomose, que reuniu 600 participantes em Salvador (BA) entre 20 e 22 de agosto. A dissertação Correlação entre a difusão de material antigênico de ovo de Schistosoma mansoni com a expressão de moléculas de adesão de complexos juncionais em granulomas hepáticos, defendida este ano por Tiana Gonçalves sob orientação de Henrique Lenzi no Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária do IOC, recebeu o primeiro lugar na categoria Esquistossomose: clínica e diagnóstico. O Prêmio Amaury Coutinho, destinado especificamente a trabalhos desenvolvidos em cursos de mestrado, contemplou duas dissertações: Desenvolvimento embrionário do ovo de Schistosoma mansoni Sambon, 1907, desenvolvida este ano por Arnon Jurberg no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular do IOC também sob orientação de Henrique Lenzi, e Prevenção da Esquistossomose no contexto escolar: avaliação de materiais educativos (Sumidouro, RJ), desenvolvida em 2006 por Tatiana Figueiredo de Oliveira sob orientação de Simone Monteiro no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde.

 Laboratório de Patologia/IOC

 
 S. mansoni

 A imagem, produzida por microscopia a laser confocal, exibe infecção experimental por S. mansoni em fígado de camundongo

Os pesquisadores do IOC Henrique Lenzi, José Rodrigues Coura, Luís Rey, Rosângela Rodrigues e Silva, Silvana Thiengo e Wladimir Lobato Paraense foram homenageados por sua contribuição científica na área, recebendo a Medalha Pirajá da Silva.

18/09/08

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).


 


-- 2012 --