Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Rotavírus: países latino-americanos recebem treinamento em genotipagem

Representantes dos Ministérios da Saúde do Equador, Nicarágua, Chile, Honduras e Bolívia estão no Brasil desde segunda-feira, 22 de setembro, para participar de um treinamento de genotipgem de rotavírus, oferecido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC). A iniciativa é da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) com o apoio da Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB-SVS-MS). O Treinamento está sendo realizada no Laboratório de Virologia Comparada do IOC, referência regional para rotaviroses e responsável pelo desenvolvimento e pela aplicação de metodologias para detecção e caracterização molecular dos principais vírus causadores das gastrenterites agudas.

 

Gutemberg Brito

Representantes dos Ministérios da Saúde de cinco países do continente americano participam do treinamento

“O objetivo é a criação de um padrão único de genotipagem no continente americano para que a eficácia da vacina, em fase de introdução em diversos paises, possa ser monitorada. O Brasil é pioneiro na introdução da vacina contra o rotavírus”, explica o pesquisador José Paulo Gagliardi Leite, chefe do Laboratório de Virologia Comparada do IOC. O rotavírus é considerado um dos mais importantes vírus relacionados à diarréia aguda, causando anualmente cerca de 500 mil mortes de crianças menores de cinco anos em todo o mundo. 

O treinamento terá duração de 15 dias e conta com a participação de Técnico da Fundação Ezequiel Dias de Minas Gerais e de BioManguinhos.

Renata Fontoura
18/09/08

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).


 

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos