Publicada em: 15/10/2008 às 14:41
Arquivo de notícias


Congresso sobre sepse foi realizado no Rio de Janeiro
Jornalismo

Médicos e pesquisadores estiveram reunidos , entre os dias  16 e 18 de outubro, no Rio de Janeiro para o III Congresso de Terapia Intensiva Pediátrica-Neonatal e Emergência e SEPSE 2008 – II Workshop em Segurança do Paciente. Promovido pela Sociedade de Terapia Intensiva do Estado do Rio de Janeiro (SOTIERJ), o evento teve apoio do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

A terapia intensiva pediátrica-neonatal foi o tema central do congresso, que teve como público alvo a comunidade científica que se dedica ao estudo da terapia intensiva e profissionais que atuam na assistência ao paciente crítico, mais vulnerável à sepse, condição clínica que resulta da disseminação de bactérias a partir de um foco infeccioso.

O chefe do Laboratório de Imunofarmacologia do IOC, Hugo Caire, fez parte da comissão organizadora do evento e palestrou sobre o Uso de novas técnicas não invasivas para o estudo anátomo/bioquímico/ funcional da disfunção orgânica na SEPSE e outras doenças infecciosas. Além dele, o pesquisador André Miguel Japiassú, do mesmo laboratório, participou da mini-conferência Corticóides na sepse: terapia ou marcadores?.  O pesquisador do Instituto Pesquisa Clínica Evandro Chagas (IPEC/Fiocruz), Fernando Bozza, colaborador do laboratório, fez palestra sobre Encefalopatia séptica: Avaliação por imagem utilizando ressonância magnética nuclear e espectroscopia.

Mais informações e a programação completa em http://sotierj.org.br/congresso.

Renata Fontoura
06/11/08

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).


-- 2012 --