Publicada em: 21/07/2009 às 10:13
Arquivo de notícias


XXI Encontro Brasileiro de Malacologia
Jornalismo

Pesquisadores, estudantes e entidades governamentais estão reunidos no Rio de Janeiro entre os dias 19 a 24 de julho para debater os avanços na pesquisa e promover o intercâmbio de conhecimento durante o XXI Encontro Brasileiro de Malacologia. O evento ocorre na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com apoio do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Na ocasião também são comemorados os 40 anos de fundação da Sociedade Brasileira de Malacolgia (SBMa).

O fórum bianual pretende integrar o conhecimento da área por meio de palestras, mesas-redondas, painéis, oficinas, visitas técnicas sobre temáticas como biogeografia e biologia; coleções e cultivos; ecologia; ensino, etnologia e evolução filogênia; reprodução e desenvolvimento; fisiologia genética e patologia; pesca, poluição  e taxonomia.  A programação inclui dois simpósios e duas exposições que avaliam a crescente evolução da ciência malacológica no Brasil e suas perspectivas, acentuadamente nos aspectos de vigilância e no impacto econômico das pesquisas no setor de pesca.

“As conferências serão apresentadas por especialistas nacionais e internacionais, com objetivo de dar pluralidade às discussões e projetar soluções sustentáveis, principalmente para atender demandas de órgãos públicos ligados à saúde e à economia em todo o país”, avalia a pesquisadora do IOC, Silvana Thiengo, que integra a comissão organizadora e científica do evento. O XXI EBRAM é apoiado pelo CNPq, Capes, IOC, Fiocruz, Faperj, Fapesp e Fapergs entre outras instituições de fomento à pesquisa.

Visite o site do evento aqui.


Pâmela Pinto
21/07/09

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).


-- 2012 --