Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Viroses: história, perspectiva e desafios

As ações do sanitarista Oswaldo Cruz no combate à varíola, febre amarela e à peste, entre o final do século XIX e início do século XX, ilustram o quanto é antiga a atividade do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) na geração de conhecimento em Virologia.  Para relembrar e comemorar esta contribuição o Instituto reuniu a comunidade científica no encontro Pesquisa em Viroses no Instituto Oswaldo Cruz: história e impactos na saúde pública, que acontece até hoje (23/09), no campus de Manguinhos da Fiocruz. A palestra Aspectos históricos e atuais sobre a Virologia no estado do Rio de Janeiro, proferida por Hermann Schatzmayr abriu o encontro.

 

 Gutemberg Brito

 

 Público formado por pesquisadores, estudantes e professores durante o primeiro dia do encontro,  terça-feira (22/09)

Durante sua apresentação, o pesquisador do IOC homenageou o casal Hélio e Peggy Pereira e outras personalidades que fizeram parte da memória da saúde brasileira e suas respectivas contribuições nas pesquisas com vírus. Hermann remontou o percurso das principais epidemias que afetaram a população brasileira como varíola, febre amarela e poliomelite. O especialista destacou a dengue e o HIV como vírus de grande impacto sócio econômico na contemporaneidade.

Em seguida, a virologista Marilda Siqueira, chefe do Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do IOC, falou da situação da influenza pandêmica no Brasil. A pesquisadora traçou um panorama da trajetória e mutação do vírus influenza desde a Gripe Espanhola, o surto ocorrido em 1918, até o caso atual da Influenza A (H1N1). 

Gutemberg Brito 

 

 Marilda Siqueira expôs os desafios da saúde pública internacional no combate às pandemias

Também participaram os pesquisadores José Paulo Leite, do Laboratório de Virologia Comparada (IOC), Luis Fernando Rocha Ferreira da Silva, do Laboratório de Paleoparasitologia da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/ Fiocruz) e Akira Homma, pesquisador e ex-diretor do Instituto Tecnológico em Imunológicos (Bio-Manguinhos/ Fiocruz).

 Gutemberg Brito

 

 Scott Pereira proferiu a palestra The influence of T cell responses


Entre os destaques da programação, estão ainda as palestras de David Brown, pesquisador inglês do Centro de Infecção da Health Protection Agency e do consultor no Lister Hospital da Inglaterra, Scott Pereira. Scott é filho do casal homenageado no evento devido ao papel central desempenhado na consolidação das ações do IOC em Virologia. Em sua apresentação sobre Virologia e Imunologia, o especialista concluiu que “a evolução é um processo racional, mas impiedoso e os vírus fazem parte deste processo”. Scott advertiu que a resposta imune humana pode afetar a evolução viral.

Gutemberg Brito

 

 David Brown durante a palestra Virus discovery through the ages


Os trabalhos foram encerrados com a entrega de placas para os homenageados: Ana Maria Gaspar, Clara Yoshida, Jussara Pereira do Nascimento (in memorian), Hermann Schatzmayr, Jorge Bermudez, José Paulo Leite, Luiz Fernando Rocha, Marilda Siqueira, Rita Nogueira, Scott Raul Pereira e David Brown.

Pâmela Pinto

23/09/09

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos