Publicada em: 12/07/2010 às 10:18
Arquivo de notícias


Evento homenageia Adrelírio José Rios Gonçalves
Jornalismo

Na última sexta-feira, 09/07, foi realizado o seminário Adrelírio José Rios Gonçalves e a infectologia no Brasil: Um tributo ao mestre. A iniciativa, uma parceria do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) com o Hospital dos Servidores do Estado, homenageou e lembrou os dez anos de falecimento do médico, considerado um dos maiores infectologistas da história da ciência brasileira. Adrelírio foi responsável, na década de 60, por reconhecer e tratar doenças infecciosas como febre tifóide, meningites, endocardites, febre maculosa e leptospirose, entre outras. Durante o evento, a trajetória do médico foi destacada e trabalhos científicos realizados durante a carreira dedicada à saúde pública brasileira foram apresentados.

Gutemberg Brito

Cientistas e profissionais de saúde acompanharam a programação do evento, que contou com depoimentos, palestras e relatos clínicos vivenciados pelo infectologista

“Dr. Adrelírio instigou a formação do meu conhecimento sobre as rickettsias. Antes de conhecê-lo, ele já povoava meu imaginário. Depois que nos conhecemos, ele se tornou um divisor de águas na minha carreira. Foi um médico brilhante, mestre, educador, humanista. Além de ter sido um ser humano fascinante, sensível, encantador e entusiasta, era um profissional da saúde preocupado e comprometido com o bem-estar do paciente e com as condições adequadas à assistência médica e ao exercício pleno da medicina em instituições públicas”, ressaltou a pesquisadora Elba Lemos, Chefe do Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses do IOC e uma das organizadoras do seminário.

Cientistas e profissionais de saúde acompanharam a programação do evento, que contou ainda com depoimentos, palestras e relatos clínicos vivenciados pelo infectologista, além de sua visão histórica sobre as doenças infecciosas. Entre outras contribuições, Adrelírio foi o criador do protocolo de atendimento clínico e tratamento de doenças infecto-contagiosas. Durante o evento, a trajetória do médico foi destacada e trabalhos científicos realizados, durante a carreira dedicada à saúde pública, foram apresentados.

 01/07/10

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).


-- 2012 --