Publicada em: 27/07/2010 às 11:36 |
Zig-zaids ganha nova versão digital com conteúdo atualizado Como o vírus da Aids entra no corpo? Você acha que uma criança portadora do vírus deve freqüentar a escola? Como agir em caso de suspeita de DST? Estas e muitas outras questões são respondidas no jogo Zig-Zaids, lançado em 1991 no formato de tabuleiro e que agora ganha a Rede, com versão digital e atualizada disponível para download gratuito. O conteúdo desta versão é resultado de um conjunto de análises críticas sobre as limitações das ações restritas à informação biomédica e avaliações sobre o alcance e adequação do material. O processo de revisão incluiu uma avaliação em escolas da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro e em um parecer do Setor de Prevenção do Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde (MS). A atualização foi elaborada por pesquisadoras do Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde em parceria com o Serviço de Produção e Tratamento da Imagem do IOC. Na edição recente, há mais informações sobre diagnóstico, dados epidemiológicos e direitos sexuais e reprodutivos de portadores de HIV. A pesquisadora Simone Monteiro, chefe do Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde do IOC, afirma que a avaliação do material aponta que o jogo estimula não apenas o debate, mas esclarece dúvidas e visões equivocadas sobre temas relacionados ao ensino de ciências naturais e orientação sexual, previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. “Constatamos que, ao invés da ênfase na ideia de fatalidade, aspectos como prevenção, noções de solidariedade e informações sobre a ação do HIV e do sistema de defesa do organismo foram ressaltados pelos estudantes. Os alunos aprovaram o jogo e demonstraram grande curiosidade pelo uso de computadores, indicando o potencial de recursos multimídias como estratégia de ensino”, completa Simone. A assessora técnica do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do MS, Nara Vieira, que participou da avaliação do jogo feita pelo órgão, destaca a importância de metodologias inovadoras para abordar os temas ligados à Aids entre crianças e jovens. “Temos que procurar alternativas criativas para tratar o tema de maneira lúdica. Um jogo interativo como esse é fundamental para envolver o sujeito no processo de ensino-aprendizagem”, afirma. Saiba mais sobre o jogo Marina Schneider 27/07/10 Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz). |