Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Col. de Artrópodes Vetores Ápteros de Importância em Saúde das Comunidades

Apresentação:
A Coleção de Artrópodes Vetores Ápteros de Importância em Saúde das Comunidades (CAVAISC) reúne mais de 18 mil espécimes em um acervo dividido nas seções Ixodológica (Carrapatos), Acarológica (Ácaros), Seção Siphonaptera (Pulgas) e Phthiraptera (piolhos). Desenvolver pesquisa, preservar o acervo trabalhado sobre artrópode ápteros - com dados que permitam interação rápida e segura entre pesquisadores, intra e inter instituições -, favorecer o intercâmbio institucional com Centros de Pesquisas e outras Instituições de ensino e pesquisas e habilitar pessoal especializando-os no trato com artrópodes ápteros com fins de incorporação e/ou manejo de material colecionado, são alguns dos objetivos da Coleção.

Outras finalidades são a de trabalhar com estudantes de Programa de Vocação Científica (PROVOC), de iniciação científica, estagiários curriculares, de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, de graduação, capacitação profissional e até pesquisadores. Além disso, também objetiva manter o acervo científico, implementar projetos de aprimoração da informatização, digitalização, conservação, levantamento e catalogação dos espécimes tanto da coleção histórica (Henrique Aragão) como da coleção aberta e gestão da qualidade, facilitando os trabalhos por automação. 

Henrique Navarro, 2007

Piolho - Seção Phthiraptera



Histórico:
Em 1909, foi formada a Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz (CEIOC), em Manguinhos constituída por um acervo de 98 espécies de mosquitos, 145 espécies de mutucas e 40 espécies de carrapatos.

A Coleção Ixodológica do IOC foi iniciada como Coleção Henrique Aragão no laboratório criado no Instituto com a finalidade do estudo sistemático dos carrapatos no Brasil, quando houve a descrição de várias novas espécies. Desta maneira a coleção contribuiu para o melhor conhecimento da sistemática dos ixodídeos, já no início do século. O acordo de colaboração firmado entre o IOC e a Fundação Rockfeller, na época, para pesquisas em vetores potenciais de febre amarela, proporcionou a estruturação e a formação da coleção de carrapatos. No mesmo ano (1909) em que foi formada a Coleção Entomológica, foi apresentada a primeira tese sobre carrapatos no Brasil, com autoria de Carlos Rohn e orientação de Henrique de Beaurapaire Rohan Aragão, à Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, era a primeira contribuição do Instituto na formação de pesquisadores em Acarologia.

Henrique Aragão chefiou o Laboratório de estudos com carrapatos até 1956, quando faleceu; as atividades e pesquisas neste assunto declinaram e as coleções quase se perderam pela falta de pessoal qualificado. Em 1992, por iniciativa do pesquisador José Jurberg, então chefe do Departamento em Entomologia no IOC, acionando convênio de cooperação técnica e científica entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e o Instituto, foi reiniciada a pesquisa com carrapatos com a cessão do professor Nicolau Maués Serra-Freire. Sob a direção de Serra-Freire foi trabalhado a Coleção de Carrapatos que passou a ter dois acervos; um fechado representado pelo material depositado na época do pesquisador Henrique Aragão (Coleção Histórica) e outra (coleção aberta) a nova Coleção Ixodológica para fins depositários, para acervo depositado a partir do corrente ano (1992).

Henrique Navarro, 2007

Pulga - Seção Siphonaptera


Em 2006 com o credenciamento do Laboratório de Ixodides-Referência Nacional em Vetores das Riquétsias foram incorporados no acervo outros artrópodes vetores ápteros envolvidos na transmissão de bioagentes de riquétsias, o que deu origem a denominação de Coleção de Artrópodes Vetores Ápteros de Importância em Saúde das Comunidades e foi reconhecida institucionalmente como coleção associada à Coleção Entomológica em 2008. O acervo conta com espécimes brasileiros e exóticos, está preservado em meio líquido, secos e montados em alfinetes entomológicos, trabalhados em preparações permanentes entre lâminas e lamínula.

Características do acervo:
Tamanho do acervo: 18.908 espécimes

Organização física: CAVAISC-IOC por ser uma coleção associada a Coleção Entomológica esta situada no Pavilhão Mourisco. Parte do acervo encontra- se em instalações novas e modernas em prédio tombado pelo patrimônio histórico no mesmo espaço físico CEIOC. Principais atividades desenvolvidas: Pesquisa, Identificação dos espécimes, Registros dos dados, Informatização, Depósito dos espécimes, Catalogação, Organização, Preservação e Manutenção da coleção.

Contato:
Curadora: Marinete Amorim
Tel: 55 21 2560-8217/2562-1340
Email: mamorim@ioc.fiocruz.br

Vice-curador: Nicolau Maués Serra-Freire
Tel: 55 21 2560-8217/2562-1340
Email: nmsf@ioc.fiocruz.br

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos