Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Coleção de Culturas de Bacillus e Gêneros Correlatos

Apresentação:
A Coleção de Culturas do Gênero Bacillus e Gêneros Correlatos (CCGB) surgiu em 1979, quando o Laboratório de Fisiologia Bacteriana (LFB) iniciou programas sistematizados e constantes de isolamento, a partir de diferentes fontes, de espécies de Bacillus com propriedades amilolítica, proteolítica e antibiótica.

Histórico:
A partir de meados da década de 1980, tal programa abrangeu também bactérias possuidoras de atividade entomopatogênica. A CCGB apóia setores de pesquisas, ensino e produção. No ano de 1986 obteve seu reconhecimento pelo o Instituto Oswaldo Cruz, da FIOCRUZ. Em 1988 passou a compartilhar o conjunto de Coleções de Culturas Nacionais, em função de constituir o Programa Setorial de Coleções promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT, tornando-se filiada à World Federation of Culture Collection – WFCC, em 1989. A publicação do primeiro catálogo impresso remonta a 1992.

Em 2002 a CCGB passou a integrar projeto específico da FIOCRUZ para Coleções de Microrganismos de Interesse Biotecnológico do Instituto Oswaldo Cruz, uma promoção conjunta do Ministério da Ciência e Tecnologia com a FINEP (Convênio 23.01.0600.00 MCT/FINEP). Atualmente é fiel depositária do Ministério do Meio Ambiente e integrará o Centro de Recursos Biológicos da FIOCRUZ.

Maria Nazareth de Meirelles e Katia Regina Araújo da Silva

 Micrografia eletrônica do esporângio de Bacillus sphaericus

Características do acervo:
A CCGB preserva e conserva espécies de Bacillus incluindo novos gêneros de esporulados aeróbios correlatos. O segundo catálogo editado em 2005 menciona ainda serviços microbiológicos praticados pela coleção em referência, assim como possui apêndices que completam informações sobre a ativação de linhagens preservadas, condições de cultivo e meios de cultura recomendados. O acervo da Coleção contabiliza aproximadamente 1.550 estirpes

Além disso, realiza serviços especializados de identificação liofilizadas, perfazendo cerca de 15.500 cópias em conservação. taxonômica de Bacillus e gêneros correlatos. A identificação solicitada expressamente por usuários-clientes, poderá ser em dois níveis, à escolha. O primeiro, que resulta em relatório de informação mais geral, advém de pesquisa de características fenotípicas suficientes para a inserção de microrganismo no táxon de gênero. O segundo, envolve o serviço de pesquisa de características mais específicas, através de métodos atuais discriminatórios, que aliados aos métodos clássicos, citológicos, bioquímicos, fisiológicos e sorológicos complementarão a identificação até o nível de espécie dos grupos microbianos. A análise genotípica baseia-se nas seguintes metodologias: eletroforese de multilocos enzimáticos, análise do perfil protéico, do perfil plasmidial e amplificações de regiões específicas ou não do DNA bacteriano, de particular interesse do usuário.

Gutemberg Brito



Ainda como procedimento básico, a CCGB preserva Bacillus e Gêneros correlatos por dessecação, principalmente por liofilização. Em alguns casos, preserva em preparação de solo seco. A coleção tem por meta a duplicação do seu acervo de modo a estabelecer back up, este criopreservado nas fases líquida ou gasosa de nitrogênio líquido. Os liofilizados, à vácuo, são conservados em frascos-ampola de cor âmbar, hermeticamente lacrados, em refrigerador.

Contato:
Email da coleção: ccgb@fiocruz.br
Site da Coleção: http://ccgb.fiocruz.br/
Tel.: (21) 2562-1640/ 1639/ 1637


Curador: Leon Rabinovitch
Tel/Fax: 55.21.2270-6565/2270-1599/2598-4277/4278/4283 – r. 308
Email: leon@ioc.fiocruz.br

Vice-curador: Clara de Fátima Gomes Cavados
Tel/Fax: 55.21.2270-6565/2270-1599/2598-4277/4278/4283 – r. 308
Email: ccgb@ioc.fiocruz.br

Adriana Marcos Vivoni
Citologia e Biologia Molecular

Sônia Ermelinda Alves da Silva
Citologia e Biologia Molecular

Edmar Justo de Oliveira
Bioquímica, Fisiologia e Biologia Molecular

Jeane Quintanilha Chaves
Bioquímica e Biologia Molecular

Rosângela da Costa
Assistência Administrativa

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos