Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Coleção de Culturas de Bactérias de Interesse em Saúde

Apresentação:
Acumulado ao longo de sete décadas, o acervo possui cerca de 200 mil isolados de bactérias pertencentes aos gêneros Salmonella, Shigella, Vibrio, Escherichia e algumas centenas de representantes de outros grupos de Gram-negativos. Tem como objetivos preservar estirpes bacterianas de referência e cepas de origem humana, veterinária e ambiental para uso como referência e no ensino e  pesquisa para desenvolvimento tecnológico por laboratórios de  saúde pública, instituições de pesquisa e universidades no Brasil.

Histórico:
A Coleção de Culturas de Bactérias iniciou-se há aproximadamente 70 anos a partir do acervo de antigos pesquisadores bacteriologistas do Instituto Oswaldo Cruz. Ao longo desses anos, configurou-se como uma coleção de pesquisa de referência dos Laboratórios de Enterobactérias, Zoonoses e de Pesquisa em  Infecção Hospitalar, sendo reconhecida pelo IOC no ano de 2001. A coleção está localizada no Pavilhão Rocha Lima e Pavilhão 108 e é subdividida em quatro coleções associadas descritas a seguir com os seus respectivos curadores:
Coleção de Enteropatógenos Bacterianos (CENT) - Dália dos Prazeres Rodrigues
Coleção de Listeria - Ernesto Hofer
Coleção de Campylobacter (CCAMP) - Ana Luzia Lauria Filgueiras
Coleção de Culturas de Bactérias de Origem Hospitalar - Marise Dutra Asensi

 

Coleção histórica com método antigo de preservação que  utiliza  lacre para vedar os tubos

Características do acervo:
A Coleção de Enteropatógenos Bacterianos do Laboratório de Referência Nacional de Cólera e outras enteroinfecções bacterianas possui um acervo de bactérias com cerca de 200 mil isolados pertencentes aos gêneros Salmonella, Shigella, Vibrio, Escherichia e e ainda, algumas centenas de representantes de outros grupos de Gram-negativos.

Destaca-se neste contexto o acervo de cepas padrão de Referência, provenientes de coleções de culturas internacionais. Tem como principais atividades realizar a preservação e informatização dos isolados, fornecer cepas padrão para os Laboratórios de Saúde Pública, fornecer cepas de origem humana animal ou veterinária para instituições de pesquisa e universidades com forte aplicação no desenvolvimento de estudos ligados a cursos de pós-graduação a nível de Mestrado e Doutorado.

Atua também na doação de cepas para Controle de qualidade dos métodos bacteriológicos de identificação taxonômica, em especial de Salmonella realizados pelos 27 Laboratórios Centrais de Saúde Pública.

A Coleção de Culturas de Bactérias Associadas a Hospital possui atualmente cerca de 5.000 cepas de bactérias representativas de 30 espécies distintas, dentre as mais frequentes cita-se: Staphylococcus aureus meticilino resistente (MRSA),  Klebsiella pneumoniae, Pseudomonas aeruginosa , Acinetobacter baumannii e Enterobacter aerogenes, isoladas de  casos de septicemias, meningites, pneumonias entre outros. Além daquelas oriundas de surtos hospitalares ocorridos em  diversas regiões do País.

A Coleção do Gênero Listeria possui 3000 culturas representativas de 5 espécies distintas, além de,  17 amostras de referência oriundas  de coleções  (ATCC, CDC e Instituto Pasteur) de todos os sorovares de L. monocytogenes, L. innocua, L.ivanovii, L.seeligeri e L. whelshimeri. Acrescidas de 100 isolados humanos, doentes e/ou portadores; 1.150 amostras de alimentos de origem animal e de meio ambiente. Em relação a Yersinia enterocolitica, as culturas padrão são oriundas da Suécia (Malmoe), representando 15 sorogrupos, além de 100 isolados de origem humana e animal.Outros representantes: Brucella spp e Burkoholderia pseudomallei, também são mantidos neste acervo.

A Coleção do Gênero Campylobacter, compreende  amostras isoladas de seres humanos (75), animais (1800), ambientais (32), além de 11 cepas padrão (ATCC e outras origens), totalizando cerca de 2000 cepas. Este material vem sendo mantido em freezer –70°C e encontra-se disponível para cessão a profissionais interessados em desenvolver pesquisas na área. Além da preservação das linhagens de Campylobacter.

Todas as coleções realizam serviços especializados de identificação taxonômica para usuários. Essa identificação pode ser baseada na pesquisa de características fenotípicas e genotípicas suficientes para a inserção de microrganismo no táxon de gênero e, ou, envolver a pesquisa de características mais específicas, através de métodos atuais discriminatórios (16s rDNA), que aliados aos métodos clássicos, citológicos, bioquímicos, fisiológicos e sorológicos complementarão a identificação até o nível de espécie dos grupos microbianos.

Outro serviço prestado é a análise genotípica com base nas seguintes metodologias: PFGE, análise do perfil plasmidial e amplificações de regiões específicas ou não do DNA bacteriano e a utilização de métodos moleculares de PCR e sequenciamento para taxonomia e pesquisa de gens de virulência e resistência a  antimicrobianos.

Contato:
Site da Coleção: http://ccbs.fiocruz.br/

Curador: Marise Dutra Asensi
Tel: 55 21 2270-6565 - r. 316
Email: marise@ioc.fiocruz.br

Vice curador: Ana Luzia Lauria Filgueiras
Tel: 55 21 2598-4550/2270-6565 - r.316
Email: analu@ioc.fiocruz.br

Subcoleções:

Coleção de Enteropatógenos Bacterianos – CENT
Email da coleção: cent@fiocruz.br
Site: http://ccbs.fiocruz.br/cent/

Coleção de Culturas de Bactérias de Origem Hospitalar – CCBH
Email da coleção: ccbh@fiocruz.br
Site: http://ccbs.fiocruz.br/ccbh/

Coleção de Listeria – CLIST
Email da coleção: clist@fiocruz.br
Site: http://ccbs.fiocruz.br/clist/

Coleção de Campylobacter – CCAMP
Email da coleção: ccamp@fiocruz.br
Site: http://ccbs.fiocruz.br/ccamp/

 

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos