Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Especialização em Biologia Parasitária e Biotecnologia

Apresentação

O Curso de Especialização de Nível Técnico em Biologia Parasitária e Biotecnologia tem o objetivo de proporcionar formação específica aos técnicos da área de Saúde, Biologia Parasitária e Biotecnologia, capacitando os profissionais para o desenvolvimento de atividades técnicas em Laboratórios de Saúde Pública. O curso apresenta conteúdos teóricos e práticos, a partir de conhecimentos atualizados com base em diferentes áreas de concentração.

Público-alvo
O candidato deverá ter diploma ou certificado de técnico em uma das áreas descritas na apresentação. Caso o candidato seja aprovado antes do encerramento do curso, deverá comprovar obrigatoriamente a sua conclusão até a data da matrícula.

Inscrições
No momento, não há inscrições abertas.

Disciplinas comuns obrigatórias
Fundamentos de Biossegurança, Qualidade em Laboratório e Bioética
Fundamentos de Metodologia Científica e Pesquisa Bibliográfica

Carga horária
O curso terá carga horária total de 480 horas, com início em 01 de agosto de 2017 e término em 22 de dezembro de 2017. A grade curricular consiste em duas disciplinas obrigatórias: 'Fundamentos de Biossegurança, Qualidade em Laboratório e Bioética' e 'Fundamentos de Metodologia Científica e Pesquisa Bibliográfica'. Essas disciplinas são comuns a todas as áreas concentração e acontecerão no período de 02 a 22 de agosto em tempo integral (8 às 17h), totalizando 56 horas cada disciplina. Após a realização das disciplinas comuns, os alunos serão encaminhados aos Laboratórios da Fiocruz, de acordo com as suas respectivas áreas de concentração, a fim de realizarem o estágio obrigatório (360 horas).

Áreas de concentração
Para ler as ementas das áreas de concentração clique nos títulos abaixo:
Animais de Laboratório; Bacteriologia; Bioinformática; Bioquímica; Coleções Biológicas de Microorganismos; Cultivo Celular; Desenvolvimento de Fármacos Biológicos Baseados em Plantas; Expressão e purificação de Proteínas Recombinantes; Farmacodinâmica; Fisiologia de Insetos Vetores na Interação com Microorganismos; Fundamentos de Sistemática e Taxonomia de Simuliidae (insetos vetores da Oncocercose e Mansonelose); Fundamentos de Sistemática e Taxonomia de Triatominae e Cimicidae Hemípteros Hematófagos; Helmintologia; Histotecnologia; Imunologia; Isolamento, crescimento e caracterização de Protozoários; Malacologia; Micologia; Microscopia de Fluorescência; Microscopia Eletrônica; Princípios Básicos de Trabalho no Laboratório da Referência e Pesquisa; Protozoologia; Taxonomia e Bionomia de Ceratopogonidae; Técnicas de Manejo e Experimentação de Animais de Laboratório; Vigilância Laboratorial das Paralisias Flácidas Agudas.


Edital
Clique aqui e confira todas as informações



Coordenador:
Paulo Roberto Soares Stephens
Coordenador adjunto: Dário Eluan Kalume

Mais informações:
Secretaria Acadêmica / Pavilhão Arthur Neiva - térreo
Avenida Brasil, 4365 – Manguinhos
21040-360 – Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 2562-1322 / (21) 2562-1370
Email: cent@ioc.fiocruz.br

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos