Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Especialização em Biologia Parasitária e Biotecnologia

Apresentação

O Curso de Especialização de Nível Técnico em Biologia Parasitária e Biotecnologia tem o objetivo de proporcionar formação específica aos técnicos da área de Saúde, Biologia Parasitária e Biotecnologia, capacitando os profissionais para o desenvolvimento de atividades técnicas em Laboratórios de Saúde Pública. O curso apresenta conteúdos teóricos e práticos, a partir de conhecimentos atualizados com base em diferentes áreas de concentração: bacteriologia, biologia molecular, cultura de células, entomologia, experimentação animal, farmacodinâmica, helmintologia, hemoterapia, histotecnologia, imunologia, malacologia, micologia básica, microscopia de fluorescência e confocal, microscopia eletrônica, protozoologia e virologia.

Público-alvo
O candidato deverá ter diploma ou certificado de técnico em uma das áreas descritas na apresentação. Caso o candidato seja aprovado antes do encerramento do curso, deverá comprovar obrigatoriamente a sua conclusão até a data da matrícula.

Inscrições
Não estão abertas inscrições no momento.

Disciplinas
Boas Práticas de Laboratório; Metodologia da Pesquisa Bibliográfica; Metodologia Científica e Bioestatística; além de estágio obrigatório com foco em uma das áreas de concentração, que poderá ser realizado nos Laboratórios do IOC ou em outras Unidades da Fiocruz.

Carga horária
As atividades do curso acontecem em tempo integral, com carga horária total de 1.800 horas.

Coordenador:
Paulo Roberto Soares Stephens
Coordenadora adjunta: Aurea Maria Lage de Moraes

Mais informações:
Secretaria Acadêmica / Pavilhão Arthur Neiva - térreo
Avenida Brasil, 4365 – Manguinhos
21040-360 – Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 2562-1322 / (21) 2562-1370
Email: cent@ioc.fiocruz.br

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos