Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Coleção de Campylobacter

Principal

A Coleção de Campylobacter (CCAMP) possui um acervo de extrema importância para a comunidade científica, uma vez que, atualmente, este grupo bacteriano ocupa local de destaque nas linhas de pesquisas de laboratórios em todo o mundo.

As espécies termofílicas de Campylobacter são consideradas a maior causa de doença diarréica e/ou disentérica de origem bacteriana nos países industrializados, levando a um intenso monitoramento da campilobacteriose por parte das entidades de vigilância epidemiológica. No Brasil, a presença de Campylobacter não é investigada na maioria dos casos de gastrenterites bacterianas, por serem suas metodologias de isolamento e caracterização diferenciadas daquelas utilizadas na pesquisa dos enteropatógenos bacterianos tradicionais, como as salmonelas, as shigelas e os grupos das E. coli. Porém, no controle sanitário dos alimentos de origem animal, em particular das aves, a investigação deste grupo de bactérias vem se intensificando a passos largos para o cumprimento da legislação vigente.

A CCAMP é uma coleção microbiológica, cujo acervo é composto por linhagens de Campylobacter spp. originárias de diferentes fontes, cultivadas, caracterizadas e preservadas pela equipe do Setor de Campylobacter do Laboratório de Zoonoses Bacterianas (LABZOO) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ – RJ).

Nessa coleção, estão preservadas cerca de 1.500 linhagens de Campylobacter spp. em estado viável, geneticamente estável e livre de contaminação, que são fornecidas gratuitamente a diversas instituições no Brasil e no exterior, para fins de pesquisa.

Em seu acervo, há isolados de materiais clínicos de seres humanos, culturas oriundas de outros animais de sangue quente, linhagens de origem ambiental e alimentar, além de material de referência proveniente de instituições reconhecidas mundialmente (ATCC e outras origens).

A vinculação direta da CCAMP com as linhas de pesquisa desenvolvidas no Setor de Campylobacter do LABZOO possibilita a caracterização de linhagens utilizando métodos fenotípicos e genotípicos, acompanhando os avanços tecnológicos da área.

A CCAMP atualmente está filiada à World Federation for Culture Collections (WFCC) sob o registro WDCM 947 e credenciada como Fiel Depositária do Patrimônio Genético, pelo Ministério do Meio Ambiente, no Conselho Nacional do Patrimônio Genético (CGEN) sob o registro 022/2010, como parte da Coleção de Culturas de Bactérias de Interesse em Saúde (CCBS).

Histórico

A CCAMP foi reconhecida pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC) no ano de 2001, porém teve seu início nos primeiros anos da década de 90, quando se verificou que a existência de um acervo de isolados brasileiros seria de suma importância para a comunidade científica nacional e internacional.

Outro dado relevante que contribuiu para dar início à CCAMP foi o fato da maioria dos laboratórios clínicos ou mesmo de pesquisa do Brasil não incluírem estes microrganismos nos exames de rotina e linhas de pesquisa, pois Campylobacter spp. era negligenciado como patógeno e sua presença pouco documentada, o que ainda pode ser observado nos dias atuais.

As coleções de culturas bacterianas podem ser consideradas excelentes fontes de bactérias para bioprospecção de insumos de interesse biotecnológico, por constituírem bibliotecas genômicas que podem ser comparadas futuramente.

Assim, iniciamos a CCAMP acreditando que um acervo contendo linhagens circulantes em território nacional, caracterizadas feno-genotipicamente, poderá contribuir para o conhecimento da ecologia e epidemiologia das espécies do gênero Campylobacter, possivelmente revelando variações sutis em relação à amostragem dos países industrializados, oferecendo subsídios para o desenvolvimento tecnológico e, principalmente, visando o controle e a prevenção da campilobacteriose no país.

O acervo da CCAMP cresce de modo contínuo, em decorrência dos isolamentos de linhagens deste gênero bacteriano a partir dos projetos de pesquisa desenvolvidos no Setor de Campylobacter do Laboratório de Zoonoses Bacterianas, assim como de projetos de colaboração em níveis nacional e internacional.

Serviços

:: Manutenção e Preservação de Culturas

O acervo da CCAMP é criopreservado, com armazenamento em freezer -70ºC e em nitrogênio líquido. As linhagens encontram-se disponíveis para o fornecimento a profissionais interessados em desenvolver pesquisas com o gênero bacteriano Campylobacter.

:: Cessão de Linhagens Bacterianas

As linhagens são fornecidas gratuitamente a partir da requisição de um cliente, não sendo comercializadas. Somente instituições públicas ou privadas, com atividades de pesquisa e/ou ensino reconhecidas são consideradas clientes da CCAMP, que não atende a solicitações de cessão de linhagens bacterianas realizadas por pessoas físicas.

Antes de cada fornecimento a outras instituições de pesquisa e/ou ensino, todas as linhagens pertencentes à CCAMP são avaliadas quanto à pureza e à morfologia celular característica de sua forma viável e cultivável, ou seja, apresentando morfologia típica como bastonetes curvos, espiralados ou em forma de “S”.
Após os testes e seguindo as normas vigentes de biossegurança e de gestão da qualidade, as culturas bacterianas são preservadas em tubos contendo meio de cultura apropriado e são encaminhadas aos clientes sob condições adequadas e obedecendo às normas de segurança para transporte de material biológico.

:: Depósito de Linhagens Bacterianas

A CCAMP também oferece o serviço de depósito de linhagens isoladas em laboratórios externos, mediante o encaminhamento da solicitação por escrito pelo cliente depositante. As categorias de depósito são: depósito aberto, quando o acervo torna-se disponível ao público sem restrição quanto à distribuição; depósito de segurança, quando o acervo torna-se disponível ao público com restrições estabelecidas pelo depositante; e depósitos legais ou confidenciais, tendo em vista o credenciamento da CCAMP como Coleção Fiel Depositária.

:: Caracterização Taxonômica

Além da preservação das linhagens de Campylobacter, a CCAMP realiza serviços especializados de identificação taxonômica para seus clientes. Essa identificação poderá ser baseada na pesquisa de características fenotípicas suficientes para a inserção de microrganismos no táxon de gênero e/ou envolver a pesquisa de características mais específicas, através de métodos discriminatórios atuais, que aliados aos métodos clássicos, citológicos, bioquímicos e fisiológicos, complementarão a identificação até os níveis de espécie e de biótipo dos grupos bacterianos.

:: Análise Genotípica

A análise genotípica é realizada com base nas metodologias de análise de perfil plasmidial, amplificação de regiões inespecíficas do DNA bacteriano e a utilização de métodos moleculares para taxonomia e pesquisa de genes de virulência e de resistência a antimicrobianos.

Equipe

Pesquisadora - Fundadora:
Ana Luiza Lauria Filgueiras (Lattes)

Curadora:
Sheila da Silva Duque (Lattes)
Tecnologista – Responsável pela Gestão da Qualidade

Curador Substituto:
Wagner Thadeu Cardoso Esteves (Lattes)
Técnico – Responsável pela Gestão da Biossegurança e pela Gestão Ambiental

Doutoranda – Analista:
Jacqueline Darc da Silva Thomé (Lattes)

Técnica-Especialista - Analista:
Gabriella Ferreira Carneiro (Lattes)

Contato

Coleção de Campylobacter, CCAMP
Instituto Oswaldo Cruz – FIOCRUZ
Pavilhão Rocha Lima, sala 516
Av. Brasil, 4365 – Manguinhos
21040-360 – Rio de Janeiro – RJ
Tel: +55 21 2562-1632
E-mail: ccamp@fiocruz.br

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos