Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Plataforma de Bioensaios e Triagem de Fármacos

Plataforma de Bioensaios e Triagem de Fármacos

Coordenador:
Floriano Paes Silva Junior

Localização:
Pav. Leônidas Deane, 6º andar sala 605

Contatos:
(21) 3865-8248
bioensaios@ioc.fiocruz.br 
floriano@ioc.fiocruz.br 

Equipamentos em funcionamento (modelos):
:: Plataforma multidetectora FlexStation3 (Molecular Devices) [Leitora de microplacas FlexStation3 / Lavadora de microplacas Aquamax 4000 / Dispensadora de microplacas DW4]
:: Microcalorímetro de titulação isotérmica iTC200 (GE Healthcare)
:: Estação de Pipetagem Robótica Starlet (Hamilton)
:: Sistema de triagem/análise de alto conteúdo (HCA/S) ImageXpress Micro XLS (Molecular Devices)

Serviços oferecidos:
:: A plataforma multidetectora FlexStation3 confere grande versatilidade de análises, incluindo: ensaios de mobilização de cálcio, ensaios de potencial de membrana celular, ensaios do tipo Dual Luciferase® Reporter (DLRTM), DNA/RNA/proteina-determinação de concentração e de pureza, ensaios PicoGreen®/NanoOrange®/Bradford, ensaios ELISA/cinética enzimática (Km, Ki, etc), perfil de dissolução de substâncias, ensaios de viabilidade/citotoxicidade (Live/Dead®), ensaios de Caspace-3 e protease, determinações de cAMP (CatchPoint®), ensaios IMAP® kinase, Intrinsic tryptophan fluorescence, Green fluorescence protein, ensaios FRET and TR-FRET, ensaios reporter gene, ensaios ADME-Tox, determinação de permeabilidade de membrana (ensaios PAMPA), ensaios do tipo FluoroBlokTM cell migration e ensaios DELFIA®.

:: O equipamento IN Cell Analyzer 2000 é um sistema de microscopia automatizada para ensaios celulares de alta vazão baseados em imagem. Uma grande variedade de aplicações é possível, entre eles:
-- Ensaios de ativação de receptor: Internalização de receptor marcado com GFP; TransfluorTM; CypHer5ETM; Internalização de ligante marcado; Fluxo de cálcio; Translocação de receptor.
-- Análise de sinalização celular: Translocações com GFP; (e.g. transcrição de fator de ativação); Phospholipid sensors (PH & FYVE domains); Sinalização de sobrevida celular (AKT1); Sinalização de migração celular (Rac1); Expressão de gene reporter.
-- Ensaios de toxicidade celular: Condensação de cromatina; Proliferação  (Incorporação de BedU); Contagem nuclear; Contagem celular; Apoptose; Viabilidade; Integridade mitocondrial.
-- Análise de função neuronal (extensão de neuritos).
-- Ciclo celular: marcadores de fase de ciclo celular em G2M; Proliferação celular (incorporação de BrdU); Ensaio de G1ST; Análise de ciclo celular multiplex.
-- Estudo de Trânsito de organelas: Translocação núcleo-citoplasma; Trânsito endossomal; Translocação de membrana plasmática; Membrane ruffling; Integridade do Golgi; Translocação mitocondrial.

:: O calorímetro iTC200 permite medir diretamente o calor liberado ou absorvido durante um evento de ligação de biomoléculas. Simultaneamente determina os parâmetros de ligação [constante de associação (Ka), estequiometria (n), energia livre (ΔG0), entalpia (ΔH0), entropia (ΔS0)] em um único experimento. Não há necessidade da amostra possuir um grupo funcional específico, tal como existe nas análises espectroscópicas e cromatográficas, por exemplo, assim como não há necessidade de desenhar um ensaio específico para um composto em particular. Uma amostra pode ser simplesmente introduzida no calorímetro e monitorada.

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos