Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Áreas de Pesquisa

As Áreas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) do IOC resultam de um desenho inovador de agregação de Laboratórios e de pesquisadores em torno de temas e problemas relacionados às prioridades do Ministério da Saúde.

As Áreas de PD&I implicam uma livre associação de Laboratórios e pesquisadores em função de temas e problemas de saúde a serem enfrentados, em lugar da tradicional agregação por disciplina.  Elas foram instituídas como instâncias flexíveis, que deveriam ser criadas ou extintas de acordo com as tendências e necessidades da saúde pública e dos temas pesquisados no IOC, desoneradas das funções e ações gerenciais e administrativas. A criação das Áreas de PD&I se consubstanciou no processo de mudança organizacional deliberada no III Encontro do IOC e ratificada pelo Conselho Deliberativo do IOC em 23 de novembro de 2006.

A proposta de criação das Áreas de Pesquisa levou em conta: 1. a densidade da pesquisa nos diferentes temas, evidenciada por levantamento dos projetos em desenvolvimento no IOC; 2. os objetivos do PPA do Ministério da Saúde; 3. o quadro de morbimortalidade da população brasileira; e 4. considerações estratégicas de diversas ordens, como no caso da opção pela criação das Áreas de Dengue, Febre Amarela e outras Arboviroses; de Doenças Crônicas, Degenerativas e Genéticas; e de Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS.

A concepção das Áreas de PD&I associa estratégias de interação entre pesquisadores e Laboratórios com o suporte de uma 'infraestrutura' para otimizar as atividades de PD&I  dos Laboratórios. Contam com profissionais e ferramentas para ampliar a capacidade de identificação de oportunidades de financiamento, auxiliar a elaboração de projetos a serem submetidos a editais e apoiar as atividades de constituição e desenvolvimento das próprias Áreas de Pesquisa, de redes e programas, dentre outras. Mais recentemente, foram incorporadas a esta infraestrutura, ferramentas e competências para apoiar a realização de mapeamento e prospecção científico-tecnológica, incluindo: a implantação de sistemas de monitoramento do estado da arte e do estado da técnica, estudos prospectivos e prospecção de editais de financiamento.

A implantação das 15 Áreas de PD&I propostas originalmente teve início em março de 2007 e, em fevereiro de 2013, por decisão do Conselho Deliberativo do IOC, foi estabelecido o processo de criação da Área de Pesquisa Clínica e Translacional, como resultado do Grupo de Trabalho instituído a partir da Câmara Técnica de Pesquisa do IOC para realizar mapeamento e a integração de projetos, pesquisadores, cursos e práticas em Pesquisa Clínica desenvolvidas no Instituto.

Áreas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do IOC

1. Doença de Chagas 

 9. Doenças Crônicas, Degenerativas e Genéticas

 2. Leishmanioses

 10. Genômica Funcional

 3. Malária, Toxoplasmose e outras Protozooses

 11. Mecanismos Imunológicos e Estratégias de Imunoproteção

 4. Helmintoses

 12. Saúde Humana e Ambiental, Educação e Sociedade

 5. Dengue, Febre Amarela e outras Arboviroses

 13. Farmacologia, Fisiopatologia, Inovações Terapêuticas e Bioprodutos

 6. Doenças Virais, Rickettsioses e Febres Hemorrágicas

 14. Taxonomia e Biodiversidade

 7. Doenças Bacterianas e Fúngicas

 15. Epidemiologia, Vigilância e Diagnóstico em Saúde

 8. DST/AIDS

 16. Pesquisa Clínica e Translacional

Implantação e Iniciativas das Áreas de PDI/IOC

O processo de implantação das Áreas teve início em março de 2007 com a realização de 15 reuniões específicas convocadas pela Diretoria do IOC para pesquisadores interessados. As reuniões contaram com representantes de todos os Laboratórios do Instituto, que indicaram uma Comissão de Implantação para cada Área. As Comissões de Implantação e seus respectivos Analistas de PD&I organizaram diversas reuniões e workshops das Áreas, que propiciaram um conhecimento mais aprofundado das atividades de Pesquisa desenvolvidas no IOC, o estabelecimento e fortalecimento de parcerias e sinergias. Durante os eventos, foram eleitas as Comissões Coordenadoras das Áreas de PD&I, para mandatos de dois anos, e elaborados os respectivos planos de trabalho.

A partir de 2007, as Áreas de PD&I também passaram a servir de quadro de referência para a organização e análise da produção científica do IOC, que anteriormente era registrada por Departamentos e em ordem alfabética de autor. Considerando-se que um grande número de artigos, em função dos temas e/ou abordagens que eles contemplam, poderiam ser vinculados a mais de uma Área de PD&I, os critérios utilizados para a classificação individual de cada artigo envolveram: a indicação da Área pelo laboratório, o tema ou abordagem do artigo e a vinculação de autores ou laboratórios de autores à Área de PD&I.

Como as Áreas de PDI do Instituo são resultado da livre associação de Laboratórios e pesquisadores, com grande margem de autonomia, o ritmo e o cronograma do processo de implantação foram determinados pelas iniciativas e proposições dos pesquisadores participantes. Com isso, a dinâmica e a natureza das iniciativas de cada Área de PD&I foram bastante diversificadas.

As Áreas de PD&I imprimiram dinâmicas integradoras e promoveram a articulação de laboratórios para elaboração e desenvolvimento conjuntos de projetos de pesquisa e a submissão a editais, além da realização de encontros institucionais, nacionais e internacionais. Um novo Programa de Pós-Graduação Stricto sensu do IOC, em Biodiversidade e Saúde, também resultou do desenvolvimento de Plano de Trabalho das Áreas de Pesquisa. O conjunto das principais iniciativas de cada Área de PD&I no período de 2007 a 2012 pode ser acessado aqui.

21/05/13

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos