Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

O LABORATÓRIO

O Laboratório de Helmintos Parasitos de Peixes (LHPP) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) dedica-se à linha de pesquisa em taxonomia, sistemática, morfologia, biologia, estudos ultraestruturais e histopatológicos de helmintos. 

O estudo da fauna helmintológica dos peixes tem grande importância não somente sob o ponto de vista industrial como também pelo seu potencial zoonótico. O estudo taxonômico de parasitos em espécies comerciais consumidas no Brasil contribui para o aumento do conhecimento da biodiversidade, e fornece informações que subsidiarão a inspeção sanitária de pescado para consumo humano, possibilitando a criação de técnicas e procedimentos que poderão diminuir o risco de contaminação humana. 

A caracterização morfológica dos helmintos, o estudo das relações entre os parasitos e seus hospedeiros e a influência nas condições vitais dos hospedeiros representam um campo de crescente importância em virtude da expansão mundial da piscicultura, pois se sabe que esses agentes podem provocar altas taxas de mortalidade, redução de captura ou diminuição dos valores comerciais dos exemplares.

O estudo dos peixes em condições naturais, com dados sobre seus parasitos, habitat e hábitos alimentares é de grande importância quando se pensa em adoção de práticas zootécnicas, pois assim podem ser adotadas em sistemas de criação as condições adequadas para que esse ambiente esteja mais próximo do ambiente natural do peixe.

O estudo da comunidade parasitária pode apresentar contribuições fundamentais para o conhecimento da biologia do hospedeiro, das reações histopatológicas provocadas por helmintos, da estrutura da cadeia alimentar, da biodioversidade e estresse ambiental. Outro fator muito importante é o hábito alimentar dos peixes. Os endoparasitas apresentam um ciclo bastante complexo, com a utilização de vários hospedeiros intermediários. A presença de determinados parasitas no sistema digestório dos peixes pode indicar quais são os itens desses hospedeiros ou hábitos alimentares.

O trabalho desenvolvido no LHPP resulta na publicação de trabalhos científicos originais em revistas nacionais e estrangeiras, apresentação de trabalhos em congressos e reuniões científicas nacionais e internacionais, desenvolvimento de teses de mestrado e doutorado e orientação de alunos, contribuindo para a formação de recursos humanos. O grupo presta, ainda, consultoria a instituições, agências de fomento à pesquisa e revistas nacionais e estrangeiras e participa como docente em cursos técnicos e de pós- graduação, em bancas de tese, além da cooperação com outras instituições científicas.


Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360