Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

O LABORATÓRIO

O Laboratório de Helmintos Parasitos de Vertebrados do Instituto Oswaldo Cruz (LHPV/IOC/Fiocruz) estuda aspectos relacionados, principalmente, às zoonoses por meio do desenvolvimento de pesquisa básica e aplicada. São realizados estudos morfológicos, morfométricos, histopatológicos, metodologias diagnósticas e sobre o perfil molecular de helmintos que afetam a saúde humana e animal, incluindo animais domésticos e silvestres de todas as classes de vertebrados dos ecossistemas brasileiros. Os pesquisadores do Laboratório se encaixam, de acordo com as suas afinidades nas áreas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Helmintoses e Taxonomia e Biodiversidade do IOC.

As atuais linhas de pesquisas que estão em desenvolvimento no Laboratório são:

- Estudos da biodiversidade helmintológica para determinação da distribuição geográfica ligada aos hospedeiros, fornecendo características morfológicas, morfométricas e histopatológicas das espécies que afetam a saúde humana e animal.

- Avaliação e padronização de técnicas para diagnóstico sorológico de helmintos que afetam a saúde humana e animal.

- Produção e distribuição de insumos voltados para o imunodiagnósticos e para o diagnóstico molecular de helmintoses de importância em saúde pública.

- Estudos taxonômicos, sistemáticos, patológicos e análise genética de helmintos parasitos de pescados com potencial zoonótico e importantes para Vigilância Sanitária.

- Estudo da plasticidade fenotípica de vermes adultos de Schistosoma mansoni Sambom, 1907 avaliando características parasitológicas e morfológicas do parasito, abordando os modelos experimentais para o estudo da infecção esquistossomótica em hospedeiros com distúrbios metabólicos.

 


Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360