Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

ÁREAS DE PESQUISA

O Laboratório de Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos integra as Áreas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) em Doença de Chagas e Taxonomia e Biodiversidade do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).  

As atividades do Laboratório se concentram na ampliação dos conhecimentos sobre Taxonomia, Morfologia, Biologia dos Triatomíneos e consequentemente nos desdobramentos que se efetivaram como a instalação de uma coleção de referência - Coleção de Triatomíneos do Instituto Oswaldo Cruz (CTIOC) e um insetário de grande porte que desde do século passado tem fornecido exemplares vivos e mortos aos interessados no assunto. A produção cientifica teve destaque na literatura entomológica com a publicação de centenas de artigos e livros científicos, podendo-se destacar os trabalhos pioneiros de Arthur Neiva (1909-1910),  a famosa monografia de Lent & Wygodzinsky 1979, e o Atlas dos Vetores da doença de Chagas nas Américas em 3 volumes com 1217 páginas, editado por Rodolfo U. Carcavallo, J. Galindez – 1999-2000 Giron, J. Jurberg, e H. Lent a Coleção de Estampas coloridas de todas as espécies de Triatomíneos do Brasil em cinco blocos, um para cada região do Brasil, em material plastificado(2009).

Ao longo desde século o laboratório tem recebido auxílio de instituições nacionais e estrangeiras, como a Fundação Ford (EUA), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico (CNPq), a Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BIRD), a Superintendência das Campanhas (SUCAM), a Fundação Nacional de Saúde (FNS), a Commission Latin American Triatominae Research Network (ECLAT), o Serviço de Vigilância em Saúde (SVS) e o Institut Recherche Developpment (IRD/França).


Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360