Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Confira os livros, capítulos de livros e publicações técnicas desenvolvidos no Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz):

Livros

2008

Monteiro SS, Castello-Branco CA, Rebello S, Cruz M, 2008. Educação, drogas e saúde: uma experiência com educadores de programas sociais (RJ, Brasil). IOC/Fiocruz, Rio de Janeiro, 78pp.

2007

Monteiro SS, 2007. Divisões Perigosas: políticas raciais no Brasil contemporâneo. Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 363pp.

2006

Monteiro SS, Vargas EP, 2006. Educação, Comunicação e Tecnologia Educacional: interfaces com o campo da saúde. Editora Fiocruz, Rio de Janeiro, 252pp.

Capítulos de Livros

2010

Cecchetto FR, 2010. Gênero, Sexualidade e Raça: dimensões da violência no contexto escolar. Impactos da violência na escola: um diálogo com professores, Fiocruz p. 121-146.

Maio, M.C., Monteiro SS, 2010. Política Social com Recorte Racial no Brasil: o caso da saúde da população negra. Raça como questão: História, Ciência e Identidades no Brasil, Fiocruz p. 285-316.

Cecchetto FR, 2010. Tu mora onde? Território e produção de subjetividade no espaço urbano carioca. Cidade: Olhares e Trajetórias, Garamond p. 219-239.

2009

A sina de ser forte: corpo, sexualidade e saúde entre lutadores de jiu-jitsu no Rio de Janeiro. Autora: Fátima Regina Cecchetto. Páginas de 509 a 534. Livro: Sexualidade, Reprodução e Saúde.

Os estabelecidos e os outsideres: o investimento simbólico na maternidade e sua expressão como direito de ter filhos e demanda de saúde. Autora: Eliane Portes Vargas. Páginas de 10 a 20. Livro: Diversidade das Abordagens e Perspectivas nas Discussões de Gênero II.

2008

Fischer FM, Moreno CRC, Rotenberg L, 2008. A dimensão temporal e contexto da saúde do trabalhador da área da saúde. Enfermagem e campos de práticas em sáude coletiva-realidade, questões e soluções, Atheneu p. 107-116.

Silva A, Fischer FM, Rotenberg L, Rosa PS, Latorre MDR, Soares NS, Landsbergis P, 2008. Associated factors for health perception among nursing professionals. Human Factors in Organizational Design and Management, IEA Press e Ed. Blucher p. 723-728.

Monteiro SS, 2008. Cor/raça, saúde e política no Brasil (1995-2006). Raça: perspectivas antropológicas , Editora da UFBA p. 121-150.

Lemos ES, 2008. O aprender da Biologia no contexto da disciplina Embriologia de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Aprendizagem Significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos, Vetor p. 229-254.

2007

Rotenberg L, 2007. Intervention measures to deal with the impact of night and shiftwork to workers health and well being. Indusrial Psychology Trends, Nova Science Publishers p. 105-119.

Monteiro, Simone, 2007. O SUS é racista?. Divisões Perigosas: políticas raciais no Brasil contemporâneo. Civilização Brasileira p. 235-239.

Moreno CRC, Fischer FM, Rotenberg L, 2007. O trabalho em turnos em motoristas: análise das caracterísiticas do sono e sonolência. Sono. Aspectos profissionais e suas interfaces com a saúde, Atheneu p. 1-13.

Monteiro SS, 2007. Programa Afroatitude: a fabricação de uma identidade racial?. Divisões Perigosas: políticas raciais no Brasil contemporâneo. Civilização Brasileira p. 241-249.

2006

Vargas EP, 2006. Banco de Materiais: desenvolvimento e estímulo a novas pesquisas.. Educação, Comunicação e Tecnologia Educacional: interfaces com o campo da saúde, Fiocruz p. 143-154.

Monteiro SS, Vargas EP, Cruz M, 2006. Desenvolvimento e Uso de Tecnologias Educacionais no contexto da AIDS e da Saúde Reprodutiva: Reflexões e Perspectivas. Educação, Comunicação e Tecnologia Educacional: Educação, Comunicação e Tecnologia Educacional: com o campo da saúde, Fiocruz p. 27-47.

Publicações Técnicas

2010

Lemos ES. Site. 3. Encontro Nacional de Aprendizagem Signifciativa.

Lemos ES. Site. VI Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa.

Corpo e gênero no tatame: uma análise do material publicado em uma revista especializada em artes marciais. Meio digital. Seminário Internacional.

A Cronobiologia e a aprendizagem significativa de temas da Biologia. Meio digital.
X Simpósio Brasileiro de Cronobiologia.

Apoio social no trabalho e absenteismo-doença em trabalhadores de enfermagem. Meio digital. IV Seminário Internacional: produção de conhecimento e núcleos de pesquisa em enfermagem.

Apoio social no trabalho entre trabalhadores de enfermagem assistenciais. Meio digital. 10º Congresso de Estresse da ISMA-BR.

Condicionantes do Diagnóstico Tardio do Câncer de Colo de Útero na perspectiva de Mulheres atendidas no Instituto Nacional de Câncer (INCA, RJ-Brasil): uma abordagem Qualitativa. Meio digital. IV Congresso Ibero-americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde.

Dípteros Necrófagos com potencial uso na datação do intervalo pós-morte para a região metropolitana do Rio de Janeiro: quatro anos de estudo. Meio digital. XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia.

Efeito do Aldicarb (chumbinho) no Desenvolvimento Pós-Embrionário do Califorídeo Chrysomya Putoria (Diptera) e Possíveis Implicações para a Entomologia Forense. Meio digital. XXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia.

Efeitos dos Compostos do Extrato de Plumbago scandens (Linnaeus, 1758) (Plumbaginaceae), sobre o desenvolvimento Chrysomya putoria (Diptera: Clliphoridae), em condições de laboratório. Meio digital. XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia.

Estresse psicossocial na enfermagem sob o enfoque de gênero - uma análise a partir do modelo teórico desequilibrio esforço-recompensa. Meio digital. 10º Congresso de Estresse da ISMA-BR.

Influência do fotoperíodo sobre o desenvolvimento pós-embrionário de Chrysomya putoria (Wiedemann, 1818) (Diptera: Calliphoridae), sob condições de laboratório. Meio digital. XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia.

Jovens multiplicadores de um programa de prevenção de DST/AIDS no Estado do Rio de Janeiro: uma análise da experiência da educação de pares. Meio digital. VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS e I Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais.

Jovens Multiplicadores de um Programa de Prevenção de DST/AIDS no Estado do Rio de Janeiro: Uma Análise da Experiência da Educação entre Pares. Meio digital. 9º Congresso da Rede Unida - Saúde é construção da vida no cotidiano: educação, trabalho e cidadania.

O ensino do tema caramujo africano: Contribuições da Teoria da Aprendizagem Significativa. Meio digital. VI Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa.

Padrões de uso de álcool entre adultos de uma área adscrita à Estratégia Saúde da Familia. Impresso. IV Seminário Internacional Produção de Conhecimento e Núcleos de Pesquisa em Enfermagem.

Psychosocial work environment using two job stress models and self-rated health among nurses team. Meio digital. 2010 ICOH WOPS Conference.

Reprodução e HIV/AIDS: contornos e invisibilidades no âmbito das políticas de saúde.
Meio digital. VIII Congresso Iberoamericano de Ciência, Tecnologia e Gênero.

"Yu-Gi-Oh" como organizador prévio da ideia central homeostase no ensino da imunologia. Meio digital. VI Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa.

A Aprendizagem Significativa da Biomecânica em um Contexto de Formação Continuada de Professores de Educação Física. Meio digital. VIII Semana de Investigación del Programa Internacional de Doctorado en Enseñanza de las Ciencias (PIDEC).

A Aprendizagem Significativa nas séries iniciais: algumas reflexões. Meio digital. VI Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa.

Alfabetização Científica e aprendizagem Significativa: reflexões a partir das atas dos Enpecs. Meio digital. VI Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa.

Alfabetização Científica para alunos de Ensino Médio em Encontros científicos da área de biociências: reflexões à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Meio digital. VIII Semana de Investigación del Programa Internacional de Doctorado en Enseñanza de las Ciencias (PIDEC).

Aprendizagem signifciativa: uma primeira aproximação a aprtir das atas do 2. ENAS.
Meio digital. VI Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa.

Avaliação das concepções sobre doenças sexualmente transmissíveis de uma coleção de biologia do ensino médio. Impresso. V Congreso Iberoamericano de Educación en Ciências Experimentales.

Corpo, gênero e masculinidade no tatame: anabolizantes em foco numa revista especializada. Meio digital. Seminário Internacional.

Fatores associados ao absenteismo em trabalhadores de enfermagem assistenciais. Meio digital. I Encontro Internacional de Enfermagem e Saúde do Trabalhador - "assédio moral no trabalho".

HIV/AIDS e Reprodução: a perspectiva jurídica em análise. Meio digital. 27 Reunião Brasileira de Antropologia.

HIV/AIDS, direitos-desejos reprodutivos e políticas públicas – tensões, aproximações e distanciamentos.  Meio digital. 27 Reunião Brasileira de Antropologia.

Homoerotismo feminino, identidade e vulnerabilidade às DST/AIDS em contextos de sociabilidade juvenil no Rio de Janeiro. Meio digital. IV Congresso Ibero-americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde.

Insect hydrocarbons as a tool in forensic entomology. Meio digital. Entomological Society of America 58th Annual Meeting.

Masculinidades e Saúde: o uso de esteróides entre homens jovens do Rio de Janeiro. Meio digital. X Congresso Internacional da Associação de Estudos Brasileiros.

O significado de célula para alunos do primeiro ano do ensino médio: uma discussão sobre os conhecimentos previos com vistas ao favorecimento da aprendizagem signifciativa. Meio digital. VI Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa.

Reflexões sobre a natureza das falas dos estudantes na disciplina Biomecânica de um curso de licenciatura em Educação Física na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa. Meio digital. VI Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa.

2009

Monteiro SS. Material Didático. O que a AIDS tem a ver comigo?. Subsidiar ações educativas sobre aspectos sociais e epidemiológicos da AIDS.

Griep RH, Rotenberg L. Site. Estudo da Saúde dos Enfermeiros.

Griep RH, Rotenberg L. Cartaz/banner/pôster. Estudo da Saúde dos Enfermeiros.

Griep RH, Rotenberg L. Projeto Gráfico. Estudo da Saúde dos Enfermeiros.

2008

Pinto ZT. Material Didático. Abordagem Educativa e Divulgações sobre Tratamento de pediculose na Internet.

2006

Barbosa JV. Catálogo (impresso / eletrônico). A implantação da Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PG-EBS) na Fundação Oswaldo Cruz: experiências, lições e desafios.


Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360