Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

TESES E DISSERTAÇÕES

Confira as teses e dissertações produzidas no Laboratório de Flavivírus do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz):

2014

Dissertações de Mestrado

Mário Sérgio Duarte Branco 2014. Mestrado acadêmico. Epidemiologia dos vírus dengue no Estado do Rio Grande do Norte, 2009-2012.. Orientador(es): Rita Maria Ribeiro Nogueira.

Thaís Chouin Carneiro 2014. Mestrado acadêmico. Interação vírus-vetor: caracterização da região 3 não-codificante (NC) de vírus dengue tipo 3 (DENV-3), isolados de mosquitos e humanos, após infecção experimental sycessiva e simultânea em mosquitos. Orientador(es): Denise Valle.

Tese de Doutorado

Monique da Rocha Queiroz Lima 2014. Doutorado. Utilização da proteína NS1 no diagnóstico das infecções por dengue: avaliação de testes comerciais na confirmação de casos fatais e desenvolvimento de testes in-house. Orientador(es): Flavia Barreto dos Santos.

2013

Dissertações de Mestrado

Fernanda de Bruycker Nogueira 2013. Mestrado acadêmico. Vinte e cinco anos de DENV-1 no Brasil: Epidemiologia Molecular de Cepas Isoladas entre 1986 e 2011. Orientador(es): Rita Maria Ribeiro Nogueira.

Manoela Heringer da Silva 2013. Mestrado acadêmico. Impacto de emergência/remergência dos sorotipos de dengue no estado do Rio de Janeiro. Orientador(es): Flavia Barreto dos Santos e Rita Maria Ribeiro Nogueira.

2012

Dissertações de Mestrado

Marcadorescirculantes de morte celular por apoptose em dengue
Autor: Daniel de Jesus Limonta Velazquez. Orientadora: Rita Maria Ribeiro Nogueira

Epidemias causadas pelo dengue sorotipo 2 no Estado do Rio de Janeiro: estudo da viremia após a re-emergência de uma nova linhagem
Autora: Priscila Conrado Guerra Nunes. Orientadoras: Ana Maria Bispo de Filippis e Rita Maria Ribeiro Nogueira

Tese de Doutorado

Estudo sobre a circulação de vírus identificados ao grupo da encefalite japonesa em populações de equinos, crocodilianos e artrópodes no Pantanal de Mato Grosso do Sul
Autor: Alex Pauvolid Corrêa. Orientadora: Rita Maria Ribeiro Nogueira

Vigilância entomológica dos vírus dengue: genotipagem e caracterização molecular de vírus isolados em mosquitos naturalmente infectados e humanos, 1986-2011
Autora: Márcia Gonçalves de Castro. Orientadora: Flavia Barreto dos Santos

Estudo prospectivo para avaliação das alterações clínicas e laboratoriais em casos de dengue
Autora: Rita Maria Ribeiro Nogueira. Orientadora: Ricardo Tristão Sá

2010

Tese de Doutorado

Mapeamento de epitopos B de proteínas imunogênicas dos vírus dengue (DENV) tipos 1, 2 e 3. Aluna: Thatiane Santos de Simone. Orientadores: Hermann Gonçalves Schatzmayr e Salvatore Giovanni de Simone.

Dissertação de Mestrado

Vinte anos de atividade do vírus dengue tipo 2 no Brasil: caracterização molecular e filogenia de cepas isoladas de 1990 - 2010. Aluna: Nieli Rodrigues da Costa Faria. Orientadora: Flávia Barreto dos Santos.

2009

Tese de Doutorado

Vírus dengue sorotipo 3 (DENV-3) no Brasil: Estudo sobre patogenia, sítios de replicação, filogenia e evolução molecular. Aluno: Josélio Maria Galvão de Araújo. Orientadores: Rita Maria Ribeiro Nogueira e Hermann Gonçalves Schatzmayr.

Dissertações de Mestrado

Vigilância virológica da dengue no estado do Rio de Janeiro no período de 2006 a 2008. Aluna: Gleicy Amorim Macedo. Orientadores: Rita Maria Ribeiro Nogueira e Filipe Anibal Carvalho Costa

Avaliação de testes de captura de antígeno NS1 para o diagnóstico precoce das infecções por dengue. Aluna: Monique da Rocha Queiroz Lima. Orientadoras: Rita Maria Ribeiro Nogueira e Flavia Barreto dos Santos.

2008

Tese de Doutorado

Vinte anos de evolução da dengue no Estado de Pernambuco, 1987-2006: epidemiologia e caracterização molecular dos vírus dengue circulantes. Aluna: Marli Tenorio Cordeiro. Orientadores: Hermann Gonçalves Schatzmayr e Rita Maria Ribeiro Nogueira.

2007

Dissertação de Mestrado

Mapeamento imunológico de epitopos lineares de células B de vírus vaccínia, homólogos ao vírus varíola. Aluna: Jessica Joy Mokfienski. Orientadores: Salvatore Giovanni de Simone e Hermann Gonçalves Schatzmayr.

2006

Dissertações de Mestrado

Vigilância virológica e sorológica em casos suspeitos de dengue no Estado do Ceará nos anos de 2002-2003. Aluna: Fernanda Montenegro Carvalho de Araújo. Orientadora: Rita Maria Ribeiro Nogueira.

Aplicação de PCR em tempo real para avaliar viremia em humanos e primatas não-humanos, imunizados com vacina de febre amarela 17DD e o vírus recombinante 17D-DENV. Aluna: Gisela Freitas Trindade. Orientadores: Ricardo Galler e Ana Maria Bispo de Filippis.

Implantação da técnica de PCR em tempo real (Sistema taqman) para dengue tipo 3 (DENV-3) e vigilância virorológica no Estado do Rio de Janeiro nos anos 2004-2005. Aluno: Josélio Maria Galvão de Araújo. Orientadoras: Ana Maria Bispo de Filippis e Rita Maria Ribeiro Nogueira.

Reação em cadeia da polimerase (PCR) para detecção dos genes gag e pol do virus da imunodeficiencia felina (FIV). Aluna: Sheila de Oliveira Medeiros. Orientador: Hermann Gonçalves Schatzmayr.


Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360