Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

TESES E DISSERTAÇÕES

Confira as teses e dissertações produzidas no Laboratório de Hanseníase do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz):

2014

Dissertações de Mestrado

Luciana Nahar dos Santos 2014. Mestrado acadêmico. Análise dos mecanismos imunológicos associados ao estabelecimento da Reação Reversa em pacientes com a forma lepromatosa da Hanseníase.. Orientador(es): Euzenir Nunes Sarno.

Mariana França da Cunha e Silva 2014. Mestrado acadêmico. Relação entre a irregularidade do tratamento poliquimioterápico e a ocorrência de episódios reacionais em pacientes com hanseníase. Orientador(es): Euzenir Nunes Sarno.

Teses de Doutorado

Amanda dos Santos Cavalcanti 2014. Doutorado. Leishmaniose Visceral Canina: correlação da resposta imunológica com a carga parasitária e a variabilidade genética do parasita.. Orientador(es): Renato Porrozzi de Almeida e Milton Ozorio Moraes.

Carolinne de Sales Marques 2014. Doutorado. Estudo de associação de genes da resposta imune na hanseníase e episódios reacionais. Orientador(es): Milton Ozorio Moraes.

Mildred Ferreira Medeiros 2014. Doutorado. Correlação da expressão de metaloproteinases com o infiltrado inflamatório e suas populações celulares na forma neural pura da hanseníase.. Orientador(es): Sergio Luiz Gomes Antunes.

Priscila Ribeiro Andrade 2014. Doutorado. Avaliação dos marcadores fenotípicos e funcionais da reação reversa na hanseníase. Orientador(es): Euzenir Nunes Sarno.

Robson Teixeira Vital 2014. Doutorado. Caracterização da neuropatia ulnar hansênica através do estudo da condução nervosa. Orientador(es): Euzenir Nunes Sarno.

2013

Dissertações de Mestrado

Nédio Eugénio Jonas Mabunda 2013. Mestrado acadêmico. Estudo de polimorfismo de citocina, PKLR, LTA4H e associação com a tuberculose. Orientador(es): Milton Ozorio Moraes.

Patricia Elizabeth Pignataro 2013. Mestrado acadêmico. Avaliação do diagnóstico histopatológico da hanseníase paucibacilar considerando a resposta terapêutica da dapsona. Orientador(es): Euzenir Nunes Sarno.

Pedro José Secchin de Andrade 2013. Mestrado acadêmico. A gravidade dos episódios de reação reversa em pacientes coinfectados pelo Vírus da Imunodeficiência Humana e pelo Mycobacterium leprae. Orientador(es): Euzenir Nunes Sarno.

Thiago Gomes de Toledo Pinto 2013. Mestrado acadêmico. Interação patógeno-hospedeiro na hanseníase: indução da via de interferon (IFN) tipo I como potencial mecanismo de sobrevivência do Mycobacterium leprae em macrófagos humanos. Orientador(es): Flavio Alves Lara e Milton Ozorio Moraes.

Teses de Doutorado

Karla Lucena Sampaio Calado 2013. Doutorado. Positividade sorológica com ML Flow em profissionais da saude que atuam nos programa de hanseniase. Orientador(es): Maria Eugenia Noviski Gallo.

Rafael Braga Petito 2013. Doutorado. Possível papel do SOX10 na Transdiferenciação Miofibroblástica das Células de Schawann e na Lesão Neural da Hanseníase. Orientador(es): Euzenir Nunes Sarno.

Sandro Leonardo Martins Sperandei 2013. Doutorado. Integração de dados provenientes de microarranjos de mRNA e miRNA. Orientador(es): Milton Ozorio Moraes e Wilson Savino.

Vinícius Martins Menezes 2013. Doutorado. Ativação imune em pacientes co-infectados pelo HIV/ mycobacterium leprae: imunopatogênese da reação reversa. Orientador(es): Euzenir Nunes Sarno.

2012

Dissertações de Mestrado

O papel do ferro na modulação da infecção pelo Mycobacterium leprae em pacientes Multibacilares da Hanseníase
Autora: Mayara Garcia de Mattos Barbosa. Orientadora: Roberta Olmo-Pinheiro

Alterações neurológicas na forma neural pura de hanseníase: aplicação do grau de incapacidade física e da classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde
Autor: Fernando Ricardo Serejo de Castro. Orientadora: Euzenir Nunes Sarno

Avaliação do risco de adoecimento em contatos de pacientes de hanseníase considerando fatores individuais, domiciliares e contextuais
Autora: Daiane Santos dos Santos. Orientadora: Euzenir Nunes Sarno

Polimorfismos em genes da resposta imune e gravidade à dengue
Autora: Caroline Xavier de Carvalho. Orientador: Milton Ozorio Moraes

Papel da autofagia na resposta imune ao Mycobacterium leprae
Autor: Euzenir Nunes Sarno. Orientador: Bruno Jorge de Andrade Silva

Teses de Doutorado

Reação Reserva em pacientes co-infectados HIV/Hanseníase: avaliação de citocinas e fenótipos celulares envolvidos na imunopatogênse
Autora: Ariane Leite de Oliveira. Orientadora: Euzenir Nunes Sarno

Análise do perfil de expressão gênica da resposta imuno-inflamatória na infecção por Mycobacterium bovis BCG e Mycobacterium leprae
Autora:Luana Tatiana Albuquerque Guerreiro. Orientador: Milton Ozorio Moraes

Fatores genéticos e imunológicos que afetam o desenvolvimento da forma cardíaca na infecção pelo Trypanosoma cruzi
Autora: Lucia Elena Alvarado Arnez. Orientadores: Joseli Lannes Vieira e Milton Ozorio Moraes.

2011

Teses de Doutorado

Estudos Moleculares da Interação entre o Mycobacterium leprae e a célula de Schwann: Uma abordagem de expressão gênica global. Aluna: Anna Beatriz Robottom Ferreira. Orientador: Milton Ozorio Moraes.

Participação do CD163 na Via Anti-inflamatória do Polo Lepromatoso da Hanseníase. Aluna: Danielle Fonseca de Moura. Orientadora: Euzenir Nunes Sarno.

Dissertações de Mestrado

Integração de dados de expressão gênica global em tuberculose. Aluno: Carlos Diego de Andrade Ferreira. Orientadores: Milton Ozorio Moraes e Marcelo Ribeiro Alves.

Estandarización de un método de PCR en tiempo real para la detección de ADN de Aspergillus spp. en sangre entera. Aluno: Nicolás Refojo. Orientador: Milton Ozorio Moraes.

2010

Teses de Doutorado

Estudo do papel do sistema de fatores de crescimento semelhantes à insulina (IGFs) na fisiopatogenia da hanseníase. Aluna: Luciana Silva Rodrigues. Orientadores: Maria Cristina Vidal Pessolani e Euzenir Nunes Sarno.

O papel do ferro na modulação da infecção causada por Schistossoma mansoni: do hospedeiro ao parasita. Aluna: Flávia Rachel Moreira Lamarão. Orientadores: Milton Ozorio Moraes e Marcelo Pelajo Machado.

O Papel do NF-KB e da fagocitose de células apoptóticas na patogênese da hanseníase. Aluna: Tatiana de Oliveira Fulco. Orientadora: Elizabeth Pereira Sampaio.

Papel imunossupressor da indoleamina 2,3 dioxigenase na hanseníase. Aluna: Jorgenilce de Souza Sales. Orinetador: Euzenir Nunes Sarno.

Dissertações de Mestrado

Estudo da influência de polimorfismos nos genes de IL-10, IL-12,MIF e TNF na imunopatogênese da leishmaniose tegumentar americana. Aluna: Claudia de Jesus Fernandes Covas. Orientador: Milton Ozorio Moraes.

Estudo de associação entre o gene VDR e a hanseníase. Aluna: Carolinne de Sales Marques. Orientador: Milton Ozorio Moraes.

Estudo de associação entre o sistema HLA e a hanseníase. Aluna: Matilde Romero. Orientador: Milton Ozorio Moraes.

Estudo de polimorfismos dos genes PKLR e VDR na população de Moçambique. Aluna: Graça Salomé. Orientador: Milton Ozorio Moraes.

Mycobacterium leprae e efeito do TNF-α na ativação de células de Schwann humanas. Aluna: Priscila Ribeiro Andrade. Orientador: Euzenir Nunes Sarno.

Polimorfismos em genes de citocinas em dadores de sangue moçambicanos. Aluna: Amina Mariamo de Sousa. Orientador: Milton Ozorio Moraes.

2009

Teses de Doutorado

Detecção de Mycobacterium leprae através da técnica de PCR e RT-PCR em tempo real. Aluna: Alejandra Nóbrega Martinez. Orientador: Milton Ozorio Moraes.

Jogo do Genoma: um estudo sobre ensino de genética no Ensino Médio. Aluno: Alexandre de Sá Freire. Orientador: Milton Ozorio Moraes.

Estudo da associação entre polimorfismos de base única (SNPs) nos genes IL10, IFNG e TNF e a suscetibilidade à hanseníase. Aluna: Cynthia Chester Cardoso. Orientador: Milton Ozorio Moraes.

Dissertação de Mestrado

A evolução clínica da hanseníase em pacientes co-infectados pelo Mycobacterium leprae e o vírus da imunodeficiência humana. Aluno: Vinícius Martins Menezes. Orientador: Euzenir Nunes Sarno.

2008

Dissertações de Mestrado

Envolvimento do TNF e do NGF na lesão neural da hanseníase. Aluna: Ana Caroline Costa da Silva. Orientador: Euzenir Nunes Sarno.

Avaliação das metaloproteinases de matriz (MMP-2 e MMP-9) na patogênese da lesão neural da hanseníase. Aluna: Ariane Leite de Oliveira. Orientadores: Euzenir Nunes Sarno e Constança Felícia de Paoli de Carvalho Britto.

Estudo dos efeitos do Mycobacterium leprae, seus componentes lipídicos e do TGF-?1 nas alterações da matriz extracelular neural. Aluno: Rafael Braga Petito. Orientadora: Euzenir Nunes Sarno.

Evolução da Neuropatia Hansênica. Aluno: Robson Teixeira Vital. Orientadora: Euzenir Nunes Sarno.

2007

Teses de Doutorado

Análise molecular de SNPs no gene de TNF-α: estudo de ligação com haplótipos de HLA e associação à clínica na hanseníase. Aluna: Patrícia Rosa Vanderborght. Orientadores: Milton Ozorio Moraes e Euzenir Nunes Sarno.

Estudo da participação do NF-Kb e expressão gênica em resposta ao M.leprae. Aluna: Maristela de Oliveira Hernandez. Orientadora: Elizabeth Pereira Sampaio.

2006

Tese de Doutorado

Estudo imunohistoquímico da proteína P53 em lesões condilomatosas de pênis. Aluno: João Carlos de Souza Côrtes Junior. Orientador: José Augusto da Costa Nery.

Dissertações de Mestrado

Estudos de associação de polimorfismos de base única em genes candidatos na hanseníase. Aluna: Cynthia Chester Cardoso. Orientador: Milton Ozorio Moraes.

Estudo de Polimorfismos de Base Única (SNPs) no promotor de genes de mediadores da inflamação em pacientes pediátricos com sepse. Aluno: Guilherme Inocêncio Matos. Orinetador: Milton Ozorio Moraes.

O ensino da nova Biologia no nível médio. Aluna: Márcia Cristina Fernades Xavier. Orientador: Milton Ozorio Moraes.

Aplicação e avaliação de uma história em quadrinhos (HQ) para o ensino e a divulgação de hanseníase nas escolas. Aluno: Rocio Karina Saavedra Acero. Orientador: Milton Ozorio Moraes.

Estudo da região promotora do gene PHEX humano: um gene com expressão alterada na infecção pelo Mycobacterium leprae. Aluna: Sabrina da Silva Santos. Orientadores: Antônio Jorge Tempone e Maria Cristina Vidal Pessolani.

O papel da via ubiquitina-proteossoma na indução de apoptose e secreção de citocinas e estudo da modulação de genes humanos em resposta a Mycobacterium leprae. Aluna: Tatiana de Oliveira Fulco. Orientadora: Elizabeth Pereira Sampaio.


Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360